Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

O ENSINO DA PRODUÇÃO ORAL EM INGLÊS EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Área: Lingüística, Letras e Artes
Orientador: Julio Cesar Rosa de Araujo
Autor Principal: Samuel de Carvalho Lima
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 15:20  Sala: 14  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.08.018
Resumo:
Este trabalho objetiva analisar o ensino da produção oral em inglês em ambiente virtual de aprendizagem, levando em consideração as atividades online propostas nesse contexto. A execução desta proposta baseou-se nas reflexões teóricas apresentadas por Shetzer e Warschauer (2000), Salmon (2002), entre outros autores. Situada no paradigma das pesquisas qualitativas, de cunho predominantemente descritivo e exploratório, nossa análise propôs a categorização das atividades online presentes na disciplina Língua Inglesa 2A: Compreensão e Produção Oral, atualizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade Federal do Ceará, denominado Solar. O tratamento dos dados suscitou a formação de uma tipologia das atividades online, baseada nos tipos de letramentos demandados para sua realização. Os resultados dessa análise possibilitaram a descrição das práticas de letramentos que atualmente estão sendo privilegiadas neste contexto, vinculando o tipo de atividade online encontrada às práticas de letramentos que são potencialmente mediadas por essas e às dimensões do letramento digital: comunicação, construção e pesquisa (SHETZER; WARSCHAUER, 2000). Como conclusão, verificou-se a necessidade de formação tecnológica para o profissional da linguagem, pois só assim poderá haver o oferecimento de atividades online que contemplem as mais diversas, senão inúmeras, práticas de letramentos em ambientes virtuais, o que pode otimizar o ensino da produção oral em língua inglesa. Apoio: CNPq.