Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

O DIREITO À EDUCAÇÃO E A ATUAÇÃO DO FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CEARÁ

Área: Educação
Orientador: Sonia Pereira Barreto
Autor Principal: Nathália do Nascimento Silva
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 16:00  Sala: 10  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.12.006
Resumo:
O artigo analisa a atuação da sociedade civil, no que se refere à educação de jovens e adultos. O eixo de análise e campo de observação o Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará (FEJA-CE). O objetivo da pesquisa é analisar como está se desenvolvendo a educação de jovens e adultos no Ceará, a partir da análise de práticas da sociedade civil, que por meio de Fóruns, conselhos, redes de organizações não governamentais reivindicam melhores condições de funcionamento e, assim, a efetivação do direito à educação de jovens e adultos. A pesquisa tem caráter qualitativo. A pesquisa efetuou levantamento, estudo bibliográfico, observação e análise dos atores envolvidos da sociedade civil. Como resultado parcial, pode-se dizer que há grande empenho dos membros do Fórum pela política de EJA, mas que ainda esses esforços não foram suficientes para mobilizar educandos e educadores pertencentes à EJA, sujeitos dessa política, que não se dirigem a esse espaço, como seria necessário para uma efetiva interferência na mesma. A pesquisa procurou fazer uma sistematização da bibliografia acerca da temática da EJA. O FEJA-CE apresenta-se como espaço de reivindicação na luta pelo direito a uma educação de qualidade à população jovem e adulta, questionando o Estado no que diz respeito ao seu dever de garantir políticas públicas que contemplem a EJA. Embora apresente fragilidades na participação da sociedade civil, ausência de um projeto político e regimento instável, o Fórum vem tomando importantes iniciativas. O FEJA-CE vem se construindo como espaço com possibilidades de ampliação de seu campo de atuação e participação nas políticas públicas de educação, com representações que demonstram esforços na defesa da EJA, na tentativa de mobilizar Estado e sociedade civil na transformação do quadro educacional dessa modalidade de ensino.