Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

O MODELO COGNITIVO IDEALIZADO DE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO CONCEITUAL DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO

Área: Letras,Lingüística
Orientador: Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo
Autor Principal: Dulcilene Rodrigues da Silva Barreto
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 11:00  Sala: 10  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.23.011
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar por meio dos princípios estruturadores dos Modelos Cognitivos Idealizados os significados sócio cognitivamente situados atribuídos ao conceito de EDUCAÇÃO por alunos concludentes do ensino médio. O papel que atribuiremos à linguagem para conhecermos a significação de EDUCAÇÃO seguirá a abordagem da Semântica Cognitiva. Nessa perspectiva, adotaremos os recursos teórico-analíticos de George Lakoff (1987) por meio da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados-TMCI e de George Lakoff e Mark Johnson (1980) por meio da Teoria da Metáfora Conceitual, pois apresentam empreendimentos empíricos de base experiencialista à maneira como nosso sistema conceitual estabelece relações com as práticas de linguagem e com o processo de categorização que estrutura a experiência humana. Para a realização desta pesquisa participaram vinte alunos de uma escola da rede estadual do Ceará, no município de Fortaleza. Os alunos produziram uma redação cujo tema era indicado apenas pela palavra EDUCAÇÃO. A escolha do contexto, do gênero e demais indicações próprias de uma proposta de redação ficaram livres para determinação do próprio participante. O objetivo era explorar a natureza prototípica da categoria e suas extensões metafóricas e metonímicas manifestas no discurso escrito e a partir dos dados selecionados propormos uma categoria radial estruturante do conceito em foco. A pesquisa é de natureza exploratório-descritiva, o caráter metodológico é notadamente qualitativo, haja vista a pretensão de interpretar os dados, mas serão também levados em consideração dados quantitativos para destacar elementos que configurariam a prototipicidade.Por meio das produções textuais foram analisados os modelos de esquemas de imagem na estruturação do conceito EDUCAÇÃO, os modelos proposicionais frames e scripts que se sobressaíram para representar o cotidiano escolar e as metáforas sobre EDUCAÇÃO.