Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

PRODUÇÃO TEXTUAL E CRIATIVIDADE: APRIMORANDO A ESCRITA A PARTIR DO USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM

Área: Educação
Orientador: Jose Aires de Castro Filho
Autor Principal: Mixilene Sales Santos
Co-Autores: Mara Nóbrega Demétrio Cirino
Alisandra Cavalcante Fernandes
Raquel Santiago Freire
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 16:20  Sala: 10  Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar
Identificação: 2.1.12.016
Resumo:
A produção textual é importante para o processo de construção do saber da criança (Leal e luz, 2001), pois a escrita é o grande ponto de partida para que esta faça novas descobertas. As tecnologias digitais têm contribuído para que o ensino da língua portuguesa, com ênfase na produção textual, seja cada vez mais rápido, motivacional e interativo para os alunos. Entretanto alguns estudos [Albuquerque, 2010; Fernandes, 2007; 2008; 2009] apontam que embora existam muitos recursos digitais um número considerável de professores ainda não dispõem destes em suas aulas, devido não ter o conhecimento ou não saber como utilizá-los. A presente pesquisa se propõe a apresentar uma análise sobre o uso da tecnologia nas aulas de língua portuguesa durante a utilização do objeto de aprendizagem (OA) intitulado Histórias Fantásticas. Ao todo participaram 12 alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza. Usamos como instrumentos de coleta, notas de observações, diário de campo e entrevistas com alunos e professor do Laboratório de Informática (LIE). Na análise de dados consideramos os seguintes aspectos: prática da utilização do OA no LIE, análise das produções textuais, apoio pedagógico no momento da utilização do OA e interesse dos alunos na produção textual utilizando o computador. Com a análise concluímos que os alunos não possuíam conhecimento sobre os OA. Nas redações foi registrado que os alunos não têm domínio total sobre a escrita. Observou-se, a falta de um planejamento docente para o uso desta tecnologia e do acompanhamento do professor de sala no LIE. Quanto ao uso do OA os estudantes afirmaram que ajudou na produção textual, pois estimulou a criatividade, devido o uso dos múltiplos cenários com imagens que facilitam a imaginação, além de se mostrarem interessados e motivados por estarem utilizando o computador para escrever e criar a sua própria história.