Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

A APLICAÇÃO DO MÉTODO DOS CENTROS DE CUSTOS NA ÁREA INDUSTRIAL DE UMA EMPRESA JORNALÍSTICA DO ESTADO DO CE

Área: Engenharias
Orientador: Rogerio Teixeira Masih
Autor Principal: Ana Carolina Pimentel
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 14:00  Sala: 20  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.07.014
Resumo:
A escolha do tema se justifica pelo papel fundamental que as ferramentas de custos exercem na gestão de uma organização voltada para resultados. Assim, o presente trabalho tem como foco o exame dos princípios e métodos de custeamento com ênfase no modelo dos centros de custos e como ele foi integrado no sistema de apuração dos custos do setor de produção de uma empresa jornalística. Primeiramente, foram abordados os conceitos relacionados com a nomenclatura e a evolução da gestão de custos. Em seguida, descreveu-se o método dos centros de custos e sua aplicação. Por fim, foi desenvolvido um estudo de caso direcionado à empresa estudada. Através deste estudo foi possível determinar o custo industrial dos produtos a partir dos itens de custos e bases de rateio definidas para os centros de processo e apoio. Neste sentido, o estudo de caso seguiu as seguintes etapas: (i) identificação dos itens de custo; (ii) divisão da empresa em centros de custos; (iii) definição das bases de rateio; (iv) separação dos centros de custos em centros produtivos e centros de apoio; (v) rateio dos centros de apoio para os centros produtivos; (vi) cálculo do custo dos produtos. Assim, com o desenvolvimento desta pesquisa foi possível calcular o custo de cada um dos cadernos publicados pela empresa jornalística em estudo. Esta informação passou a ser utilizada por outros setores da empresa, como por exemplo para o setor de marketing definir o preço de comercialização de anúncios publicitários. Por fim, destaca-se que o resultado satisfatório obtido com o desenvolvimento do presente projeto fez com que a diretoria da empresa optasse pela ampliação da atuação do sistema, fazendo com que este seja adotado nas demais áreas da empresa.