Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

A ÉTICA DA LUDOTERAPIA CENTRADA NA CRIANÇA

Área: Ciências Humanas
Orientador: Jose Celio Freire
Autor Principal: Rosa Angela Cortez de Brito Almeida
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 11:00  Sala: 16  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.05.026
Resumo:
Este trabalho se constitui no início de um estudo maior que relaciona a Ludoterapia Centrada na Criança de Axline com a Ética da Alteridade Radical de Lévinas. A Ludoterapia Centrada na Criança tem como pressuposto central a tendência atualizante, ou seja a capacidade inerente ao organismo de crescimento e desenvolvimento. Sua teoria traz também a concepção do jogo/brinquedo como meio de expressão da criança. A terapia ajudaria a criança a identificar e expressar melhor seus sentimentos, de forma que desenvolva mais confiança em si mesma. Lévinas propôs a responsabilidade ética como estrutura da subjetividade. A condição ética se daria na abertura e disponibilidade ao Outro, que não se deixa apropriar pelo conceito, que antecede e transcende o ser. O Outro levinasiano se dá na diferença e estabelece uma relação de assimetria com o mesmo. O objetivo geral desse estudo é a análise do lugar destinado a esse Outro na Ludoterapia Centrada na Criança. Os objetivos específicos são a investigação entre alteridade e subjetividade na Ludoterapia; a caracterização de especificidades da Ludoterapia na atualidade; a releitura da Ludoterapia a partir do radicalmente Outro. A metodologia utilizada é a hermenêutica filosófica de Gadamer, que propõe a fusão de horizontes entre autor e intérprete para a criação de um novo horizonte de compreensão. Como resultados parciais deste trabalho foram encontradas: a possibilidade de aproximações entre o Outro radical e a criança; a necessidade de uma teoria de desenvolvimento que tenha o mesmo solo epistemológico da teoria de Axline para uma melhor caracterização da Ludoterapia; a pertinência de maiores esclarecimentos sobre as especificidades que diferenciariam o atendimento de adultos e o atendimento infantil. Dessa forma, conclui-se que a continuidade nesse estudo pode propiciar maior compreensão dos resultados verificados. Agradecemos o apoio da CAPES no desenvolvimento deste trabalho.