Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

A GÊNESE DO PRINCÍPIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: RASTREANDO OS PRESSUPOSTOS ONTO-HISTÓRICOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA TODOS

Área: Ciências Humanas
Orientador: Josefa Jackline Rabelo
Autores Principais: Francisca Helena de Oliveira Holanda, Eduardo Ferreira Chagas
Co-Autores: Maria das Dores Mendes Segundo
Josefa Jackline Rabelo
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 10:00  Sala: 15  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.05.043
Resumo:
A proposta do resumo consiste em fazer um resgate teórico da gênese da universalização do ensino, princípio que norteia o Programa de Educação para Todos. Para tanto, propõe-se identificar o processo de educação/instrução destinada à classe trabalhadora nos documentos universais que abordam os direitos humanos. Para o desenvolvimento deste estudo, lançamos mão de autores que fundamentam esta pesquisa eminentemente bibliográfica e documental: Maceno (2005), Mészáros (2003), Mendes Segundo (2005), Rabelo (2007), Jimenez (2007). Asseveramos que o ideário de educação para todos tem sua origem a partir da ascensão da burguesia ao poder, determinando novas relações sociais e a construção de um novo modo de produção: o sistema capitalista. Somente nessa nova ordem, conforme Tonet (2005) a universalidade da educação passou a ser o “eixo de todo o processo social”, não apenas no processo produtivo, mas no exercício das novas formas de agir. Na compreensão das metas de Educação para Todos elaborados em congressos mundiais, promovidas pelos organismos multilaterais Banco Mundial, ONU, Unesco, Unicef como estratégia de adaptação ao sistema vigente. Assim, apropriando-se das reflexões e as contribuições teóricas de Istvan Mészáros, que, à luz de seus estudos marxianos, analisa a atual trajetória do sistema do capital como sendo de crise estrutural. Por conseguinte, sob a lógica do capital, o complexo da educação encontra-se, essencialmente, articulado ao processo de reprodução e sustentabilidade de seu metabolismo incontrolável. Ancorados num pacto social para alavancar o desenvolvimento econômico e a redução da pobreza apostam num grande movimento em prol do Programa de Educação para Todos, numa perspectiva universalizante, mas direcionada para a escolarização básica, focada nos padrões mínimos de conhecimentos úteis e para a vida, fundamentalmente, voltados para o imediatismo do cotidiano.