Os centros de Atendimento Educacional Especializados (AEE) são instituições que foram criadas pelo governo para funcionarem como centros de apoio aos alunos com deficiência mental que estão incluídos na escola regular. A maioria desses centros são compostos por profissionais de várias áreas, como pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, onde se espera encontrar entre eles relações interdisciplinares significativas com o intuito de poderem interagir melhor com seus alunos e alunas com deficiência proporcionando-lhes assim melhorias em seu aprendizado e, consequentemente, sua integração mais completa na sociedade. Para se perceber interdisciplinaridades entre esses profissionais é fundamental trabalhar o conceito de múltiplos letramentos de Street (1984, 2000) que entende a leitura e a escrita como práticas sociais diretamente relacionadas ao contexto no qual se desenvolvem, não se restringindo assim a somente um tipo de letramento e sim a múltiplos letramentos. A metodologia de pesquisa adotada aqui é a Análise de Discurso Crítica (ADC) (FAIRCLOUGH, 2003) em conjunto com a pesquisa qualitativa etnográfica. Essa relação é possível porque, na pesquisa qualitativa etnográfica práticas sociais podem ser observadas e através da materialidade dos textos (MAGALHÃES, 2006), no caso aqui, textos advindos das entrevistas transcritas dos participantes, é possível perceber (FAIRCLOUGH, 2003) os vários discursos presentes entre os profissionais que compõem o AEE (Significado Representacional) e os estilos, que compõem o aspecto discursivo de suas identidades (Significado Identificacional). O estudo piloto desenvolvido em uma ONG em Fortaleza, que será apresentado aqui, revelou haver uma segregação bem significativa entre muitos dos profissionais que compõem o AEE, dificultando portanto, práticas interdisciplinares entre eles.
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