Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

ANÁLISE SOBRE AS RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE OS VÁRIOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM UM CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA CIDADE DE FORTALEZA NO CONTEXTO DA PESQUISA ETNOGRÁFICA QUALITATIVA

Área: Lingüística, Letras e Artes
Orientador: Maria Aparecida de Paiva Montenegro
Autor Principal: Lissa Mara Saraiva Fontenele
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 08:20  Sala: 14  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.08.027
Resumo:
Os centros de Atendimento Educacional Especializados (AEE) são instituições que foram criadas pelo governo para funcionarem como centros de apoio aos alunos com deficiência mental que estão incluídos na escola regular. A maioria desses centros são compostos por profissionais de várias áreas, como pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, onde se espera encontrar entre eles relações interdisciplinares significativas com o intuito de poderem interagir melhor com seus alunos e alunas com deficiência proporcionando-lhes assim melhorias em seu aprendizado e, consequentemente, sua integração mais completa na sociedade. Para se perceber interdisciplinaridades entre esses profissionais é fundamental trabalhar o conceito de múltiplos letramentos de Street (1984, 2000) que entende a leitura e a escrita como práticas sociais diretamente relacionadas ao contexto no qual se desenvolvem, não se restringindo assim a somente um tipo de letramento e sim a múltiplos letramentos. A metodologia de pesquisa adotada aqui é a Análise de Discurso Crítica (ADC) (FAIRCLOUGH, 2003) em conjunto com a pesquisa qualitativa etnográfica. Essa relação é possível porque, na pesquisa qualitativa etnográfica práticas sociais podem ser observadas e através da materialidade dos textos (MAGALHÃES, 2006), no caso aqui, textos advindos das entrevistas transcritas dos participantes, é possível perceber (FAIRCLOUGH, 2003) os vários discursos presentes entre os profissionais que compõem o AEE (Significado Representacional) e os estilos, que compõem o aspecto discursivo de suas identidades (Significado Identificacional). O estudo piloto desenvolvido em uma ONG em Fortaleza, que será apresentado aqui, revelou haver uma segregação bem significativa entre muitos dos profissionais que compõem o AEE, dificultando portanto, práticas interdisciplinares entre eles.