Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

O ESTUDO DA SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA UFC SOBRE A ESTRUTURA DE APOIO E O DESENVOLVIMENTO ACADEMICO.

Área: Ciências Sociais Aplicadas
Orientador: Rosemeiry Melo Carvalho
Autor Principal: Darliane Aparecida Silva
Co-Autores: Daniel Fernandes de Araújo
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 14:20  Sala: 19  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.06.003
Resumo:
O conhecimento do curso de graduação por seu corpo discente é extremamente importante, principalmente para produção de instrumentos que proporcione uma consciência crítica sobre o papel do estudante dentro da administração da universidade. Este trabalho tem como principal objetivo investigar a satisfação do corpo discente sobre Estrutura de Apoio para desenvolvimento Acadêmico do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará no ano de 2010 e seu impacto para o desenvolvimento acadêmico. Especificamente, pretende-se: informações sobre o curso (estágios, empregos e etc.); disponibilidade de bolsa estudantil; grupos de estudos; oportunidades de fazer extensão universitária. (serviço à comunidade; coral; empresa júnior e etc.); incentivo a pós- graduação; o curso realmente prepara para a profissão; disciplinas têm adequação à formação profissional; estrutura física de seu curso (salas, auditórios e etc.); biblioteca com livros da área e atualizados; laboratório de informática. As metodologias utilizadas nesse estudo foram: estatística descritiva e números-índices. Na análise estatística foram utilizados: análise gráfica e tabular; e, cálculo das medidas de posição (média, mediana e quartil) e de dispersão (variância e desvio-padrão). E desenvolvimento de um índice capaz de refletir a satisfação do corpo discente de forma sucinta sobre a gestão geral do seu curso de graduação. Com base nos resultados obtidos concluiu-se que: há pouca satisfação com estrutura de apoio o exigindo, com isso, urgente de reestruturação do conjunto de fatores higiênicos para promover o desenvolvimento acadêmico; os alunos precisão de apoio de projetos com bolsas para poder se dedicar ao curso de graduação; há forte necessidade de apoio a língua estrangeira; e Falta um ambiente próprio para desenvolver habilidades específicas, na área das ciências secretariais, do corpo discente.