Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

A MULTIMODALIDADE EM ANÚNCIOS BRASILEIROS DE CARROS DO SÉCULO XX E PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI

Área: Lingüística, Letras e Artes
Orientador: Julio Cesar Rosa de Araujo
Autor Principal: Maria Coeli Saraiva Rodrigues
Co-Autores: Júlio César Rosa de Araújo
Apresentação: Oral   Dia: 21  Hora: 11:00  Sala: 15  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.08.020
Resumo:
Neste trabalho, temos como objetivo analisar a evolução do gênero anúncio, por meio da observação de anúncios de carros, no século XX e primeira década do século XXI. Para tanto, nos inserimos na perspectiva da romanística alemã, especificamente pelos trabalhos de Koch (1997) e Kabatek (2004). Tais trabalhos nos inspiram a ver a multimodalidade como uma genuína tradição discursiva constitutiva dos anúncios. Sendo assim, entendemos a multimodalidade, de acordo com Kress e Van Leeuwen (1996), como um arranjo visual existente no gênero que conspira em favor da construção do sentido. Considerar a relação tradição discursiva/multimodalidade nos anúncios se justifica na medida em que os textos multimodais revelam, segundo os autores, as nossas relações com a sociedade e com o que a mesma representa. Quanto à elaboração do corpus, selecionamos 20 anúncios retirados da internet e vídeos encontrados no site YouTube. A análise revela que nos primeiros anúncios do século XX, datados de 1919, prevalece o uso de imagens estáticas, dispensando, em sua maioria, o texto lingüístico. Tais anúncios possuíam traços característicos da publicidade francesa em voga, a qual utilizava o estilo Art Nouveau. Nesse período, a multimodalidade se faz presente através da composição de imagens, disposição e tipografia do texto. No que diz respeito aos anúncios do início da década de 60 aos dias atuais, percebe-se uma maior presença de aspectos multimodais, pois, além de utilizarem imagens estáticas, os anúncios também passam a usar imagens em movimento que podem ser somadas a sons, textos e recursos interacionais. Por fim, agradecemos ao Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) que me conferiu a Bolsa de Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Linguística, a qual contribui para a realização desta pesquisa.