Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

ANÁLISE DA CONTINUIDADE DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DO ESTADO DO CEARÁ

Área: Engenharias
Orientador: Rogerio Teixeira Masih
Autor Principal: Licia Carneiro Magalhaes
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 17:20  Sala: 19  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.07.020
Resumo:
o presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada junto a grandes empresas de construção civil do estado do Ceará. o objetivo da pesquisa foi avaliar a continuidade no sistema de gestão da qualidade (SGQ) implantado nestas empresas. desta forma, foram estabelecidas duas hipóteses: a primeira questiona a existência da continuidade no sistema de SGQ das empresas avaliadas, desde a implantação até as auditorias externas anuais, enquanto a segunda hipótese, vinculada à primeira, avalia os principais motivos relacionados à existência da descontinuidade no sistema de gestão da qualidade. A metodologia utiliziada para o desenvolvimento da pesquisa reúne elementos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi desenvolvida pela aplica de um questionário, elaborado pela pesquisadora, junto aos engenheiros de produção das empresas em estudo. As principais resultados evidenciaram que em todas as empresas entrevistadas existe o problema da descontinuidade do SGQ, conforme apontado pela primeira hipótese. Também foi possível identificar alguns dos principais motivos que explicam essa descontinuidade, tendo destaque a falta de comprometimento da alta administração com o sistema de gestão da qualidade. Por fim, visando mudar esta realidade, com base nos resultados da pesquisa, foi possível concluir que é importante: implantar o sistema de gestão da qualidade no início da obra, ou melhor, desde a elaboração dos projetos; estabelecer e cumprir um cronograma de auditoria interna; incluir nas metas estratégicas da empresa ações de manutenção e mensurações dos aumentos de produtividade dos serviços; bem como realizar o contínho acompanhamento da avaliação do grau de satisfação do cliente.