Área: |
Engenharias III |
Orientador: |
Paulo Alexandre Costa Rocha |
Autor Principal: |
Jorge Sousa da Silva Filho |
Co-Autores: |
Guilherme Terceiro Cunha |
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Tainan Khalil Leite Calixto |
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Apresentação: |
Oral Dia: 21 Hora: 10:00 Sala: 08 Local: Didático do CC - Bloco:951, 1º andar |
Identificação: |
2.1.16.001 |
Resumo: |
Os ensaios de eficiência e emissões em motores de combustão são baseados na avaliação do consumo de combustível em uma determinada velocidade e condição de carregamento. A concepção de bancadas dínamométricas utilizadas para este tipo de ensaio de motores de combustão interna baseia-se em geradores elétricos para simular as cargas mecânicas. O controle da velocidade e do torque desenvolvido pelo motor deve ser automatizado evitando falhas humanas e condições de insegurança aos pesquisadores, além do aumento da precisão dos ensaios. Nesse trabalho um sistema de controle da velocidade e torque de uma bancada dinamométrica que emprega circuitos eletrônicos e um controlador lógico programável é apresentado. O controle de torque é realizado através de sistema micro-controlado de disparo de tiristores em série com resistências térmicas inseridas em circuito térmico de dissipação da energia a água. A partir do controle do ângulo de disparo dos tiristores, proveniente de uma saída analógica do controlador lógico programável (C.L.P.) tem-se a modulação da potencia desenvolvida pelo motor. O controlador lógico programável também aciona um motor elétrico de baixa velocidade acoplado a alavanca da bomba que controla a velocidade do motor. Nesse trabalho os alunos envolvidos puderam aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas de eletrotécnica e instrumentação. |