Resumos Aceitos pela PRPPG

III Encontro de Pesquisa

A FILOSOFIA ESPECULATIVA E SUA VERDADE TERRIVELMENTE SÉRIA EM PRINCÍPIOS DA FILOSOFIA DO FUTURO

Área: Ciências Humanas
Orientador: Eduardo Ferreira Chagas
Autor Principal: Marcos Fabio Alexandre Nicolau
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 17:00  Sala: 18  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.2.05.015
Resumo:
Nosso intento aqui é o de expor os limites da filosofia especulativa a partir da análise crítica de L. Feuerbach nos Princípios de Filosofia do Futuro. Nesta obra Feuerbach apresenta-nos os fundamentos da filosofia especulativa, a fim de levar-nos a compreendê-la como uma verdadeira teologia racional. Tal afirmação feuerbachiana funda-se na latente submissão dos filósofos especulativos a temas sugeridos na reflexão teológica, surgidos no período que vai desde a filosofia mosaica aos primórdios do cristianismo, precisamente na filosofia neoplatônica. Analisamos em nosso trabalho o argumento do filósofo alemão para desmascarar a inversão realizada pela filosofia especulativa. Analisaremos assim a influência da filosofia neoplatônica sobre a filosofia idealista moderna, que tem como principal representante na modernidade a filosofia de Hegel, que para Feuerbach representa a consumação desta. A consideração desta filosofia iniciada pela escola de Alexandria entre os séculos II e III d.C., com Amônio Sacas, e que tem em Plotino e em Proclo seus principais representantes, para Feuerbach, nos faz rever a comum comparação de Hegel à Aristóteles, na verdade seu sistema está mais próximo daquele proposto por Proclo, o que pode ser apreendido como uma apropriação hegeliana da estrutura filosófica iniciada por esta escola. Assim, Feuerbach primeiramente nos dá uma chave de leitura importante para compreensão da filosofia hegeliana, e conseqüentemente demonstra como uma filosofia que tem por alicerce tal postura não pode ter uma compreensão idônea do real, já que acaba por desprezar o elemento material, sensível, corporal, do mesmo. Nosso itinerário será o de compreender em que a filosofia especulativa moderna deve ao neoplatonismo de fonte alexandrina e apresentar os problemas decorrentes do assumir de tal postura, a fim de possibilitar o projeto feuerbachiano de uma filosofia do futuro, centrada na antropologia.