Resumos Aceitos pela PRPPG

XXIX Encontro de Iniciação Científica

SUBJETIVAÇÃO E LIBERDADE EM MICHEL FOUCAULT

Área: Filosofia,Teologia
Orientador: Jose Maria Arruda de Sousa
Autor Principal: Alexandre Gomes dos Santos
Co-Autores:
Apresentação: Oral   Dia: 20  Hora: 08:00  Sala: 13  Local: Física Bloco:924
Identificação: 2.1.19.015
Resumo:
A obra de Michel Foucault, como ele mesmo afirma no final de sua vida, teve como eixo temático o debate em torno da formas de subjetivação sofridas pelos indivíduos na sociedade ocidental e sua relação com os “jogos de verdade”, ou aquilo que se diz de verdadeiro ou de falso através dos discursos de saber sobre o homem. Nossa tentativa tem sido apreender esta relação incontida entre sujeito e verdade a partir de um tema que para nós se faz conexo – a liberdade. Liberdade enquanto “condição ontológica da ética”, de uma ética que se apresenta como a forma refletida que essa liberdade toma. É a partir deste estatuto que inquirimos o discurso foucaultiano, perseguindo a noção de “cuidado consigo”, de um si que se apresenta enquanto se fomenta a si mesmo, o que nos causa uma certa perplexidade quando de nossa apercepção da ausência de conteúdo deste “si”, possuidor apenas de uma forma que o sujeito dá enquanto se faz existente e atuante no mundo. Foucault nos oferece um método onde o fundamento, o universal, onde o conceito dado e inquestionado é posto de lado operando-se a fórmula “and if”. E si não dispuséssemos de universais para garantirem nosso saber, e si somente pensássemos os sujeitos como realidades decorrentes dos efeitos que certos conceitos promovem quando feitos valer enquanto realidades do humano? Este método nós abraçamos aqui de forma a livrarmo-nos do pensar enlinhavado na lógica do fundamento universal. Assim ipassando a requerer o novo no pensamento, armando-nos com o seu presente. A liberdade é tema que nos fora oferecido enquanto vislumbrávamos perspectivas diversas desta relação sujeito-verdade que Foucault perseguira enquanto pensador arqueológico dos saberes sobre o humano; enquanto pensador genealógico dos poderes atrelados a tais saberes; e, enquanto pensador de uma eticidade do outro que se dá por meio de um cuidado consigo. Agradeço à CAPES por concessão de bolsa de Pesquisa.