Diversos alunos ingressantes nos cursos de Agronomia e Zootecnia, muitas vezes, não possuem aptidão ou conhecimento prático exigido por essas profissões, devido às disciplinas especificas do curso serem ofertadas nos períodos subsequentes. Desta forma, o Projeto NEEF recém-ingresso busca inserir alunos novatos dos cursos de Agronomia e Zootecnia em atividades práticas que ocorrem no Núcleo de Ensinos e Estudos em Forragicultura (NEEF), com o intuito de abreviar o contato com a futura realidade profissional, levando à redução na evasão nos semestres inicias. A partir do evento de acolhimento organizado pelos Centros Acadêmicos (CA) dos respectivos cursos, o bolsista organizou uma apresentação teórica sobre o NEEF abordando, principalmente, o histórico, funcionamento geral e estruturas básicas do setor. Posteriormente, os alunos foram convidados a visitarem as dependências do setor, presenciando na prática o que foi apresentado na teoria anteriormente. Após a visita, os calouros foram convidados a se engajarem como voluntários no NEEF, onde realizariam atividades práticas ligadas aos respectivos cursos, como: manejo da adubação e da irrigação em agroecossistemas, manejo da desfolhação em pastos e capineiras, conservação de forragens, manejo alimentar, manejo sanitário e manejo reprodutivo dos rebanhos, sempre sob a supervisão de alunos veteranos participantes do NEEF. No semestre letivo 2017.1, 17 alunos se voluntariaram a participar do NEEF, sendo 12 do curso de Zootecnia e 5 do curso de Agronomia. Desses, 4 alunos de Zootecnia e 1 de Agronomia chegaram ao final do primeiro semestre do curso engajados no NEEF. As experiências vivenciadas no NEEF com o auxílio do projeto colaborou na capacidade de decisão dos alunos, a permanecerem no processo de construção de experiência e vivencia prática fundamental no decorrer da vida acadêmica. |