Diversos alunos ingressantes nos cursos de Agronomia e Zootecnia, muitas vezes, não possuem aptidão ou conhecimento exigido por essas profissões, devido as disciplinas específicas do curso serem ofertadas nos períodos subsequentes. Dessa forma, o Projeto NEEF recém-ingresso busca inserir alunos novatos dos cursos de agronomia e zootecnia em atividades práticas que ocorrem no Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura (NEEF). A partir do evento de acolhimento organizado pelos centros acadêmicos (CA) dos respectivos cursos, o bolsista organiza uma apresentação teórica sobre o setor, e posteriormente, é feita uma visita nas dependências. Após a visita, os calouros são convidados a se engajarem como voluntários, onde realizaram atividades práticas ligadas aos respectivos cursos, como: manejo de adubação e da irrigação, manejo do pasto e capineiras, conservação de forragens, manejo alimentar, manejo sanitário e reprodutivo dos rebanhos. Sempre sob supervisão dos alunos veteranos participantes do NEEF, com o intuito de combater a evasão dos cursos nos semestres iniciais. Contudo, objetiva-se através deste estudo, compreender e expor em dados estatísticos os porquês do abandono de alguns alunos e o desinteresse em continuar no projeto até no mínimo o final do semestre. Dessa forma, foi traçado alguns questionamentos e enviado aos atuais e antigos membros do projeto a fim de que haja uma resposta contundente do real motivo do afastamento, seja esse, por uma razão socio econômica, falta de afinidade com o curso, desinteresse, acúmulo de disciplinas no semestre, dificuldade de chegar a universidade, aceitação, por exemplo. Com essa pesquisa, pode-se concluir, o perfil dos alunos que provavelmente permanecerão no curso adquirindo experiências vivenciadas no NEEF com o auxílio do projeto que colaborou na capacidade de decisão dos alunos, a permanecerem no processo de construção do conhecimento e a vivência prática fundamental no decorrer da vida acadêmica. |