Resumos Aceitos

III Encontro de Iniciação Acadêmica

AMBIENTAÇÃO E COMBATE À EVASÃO POR MEIO DA APRENDIZAGEM EM GRUPO NA ÁREA DE FORRAGICULTURA E ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES

Codificação: 2.12.03.279
Área: Educação, Memória, Ciência, Tecnologia e Sociedade
Orientador: Magno Jose Duarte Candido
Autor Principal: ANTONIO MIKAEL SANTIAGO DE OLIVEIRA
Co-Autores: Samuel Rocha Maranhão
Felipe Hermínio Meireles Nogueira
Apresentação: Oral   Dia: 24   Hora: 18h   Sala: 55   Local: Unid.de Apoio a Pesq.- Bloco: 953, Térreo
Identificação: 2.12.03.279
Resumo:
O Grupo de Estudos em Forragicultura e Alimentação de Ruminantes (GEFAR) foi instituído com o objetivo de ambientar e reduzir a evasão nos cursos de Agronomia e Zootecnia, apresentando aos alunos de graduação as principais técnicas de manejo de pastagens e o uso de alimentos alternativos para ruminantes. Neste sentido, durante a Semana Zero do curso de Zootecnia, o GEFAR realizou uma apresentação esclarecendo seus objetivos e atividades realizadas, assim como na recepção dos recém-ingressos do curso de Agronomia. Essa abordagem inicial tem como meta incentivar a participação dos calouros e, deste modo, reduzir a evasão causada especialmente pelas dificuldades de adaptação ao meio acadêmico e as disciplinas bases dos semestres iniciais. Foram promovidas ainda duas palestras intituladas: “Comportamento de proteção materna em vacas de corte” e “Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais aplicado aos conceitos de dinâmica de sistemas” ministrada pela Dr. Franciely de Oliveira Costa e pelo graduando em Agronomia Felipe Hermínio, respectivamente. Os eventos contaram com a participação de vinte ouvintes, sendo 60% do curso de Zootecnia, 35% do curso de Agronomia e 5% do curso de Geografia e, desse total, 30% pertenciam aos semestres iniciais. Conforme podemos observar nos dados do semestre de 2018.1, ingressaram 86 discentes no curso de Agronomia, no entanto, apenas 67 discentes permaneceram com suas matrículas ativas no atual semestre,indicando uma redução de 22,09%,dentre os quais, 6,97% realizaram o cancelamento da matrícula e 15,11% desistiram do curso. Os dados apresentados são preocupantes e justificam as ações desempenhadas pelo grupo GEFAR no intuito de minimizar a desistência, ambientando os calouros.