Resumos Aceitos

XXIX Encontro de Extensão

AS MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA EXTENSÃO RURAL, EM TEMPOS DE PANDEMIA

Codificação: 2.06.08.006
Área: Pici - Tecnologia
Orientador: Magno Jose Duarte Candido
Autor Principal: LUCAS ANDRE FERREIRA GURGEL
Co-Autores: José Lucas Guedes dos Santos
Jefte Arnon de Almeida Conrado
Laura Larissa Batista de Sousa
Silvio de Sousa Junior
Apresentação: Oral   Dia: 11   Hora: 14h   Sala: 24   Local: Sala Virtual no Google Meet
Identificação: 2.06.08.006
Resumo:
A extensão rural é um dos ramos das ciências agrárias que têm por finalidade levar princípios educacionais e novas tecnologias a produtores rurais, visando a melhorar a eficiência dos sistemas de produção adotados. Levando em consideração as limitações impostas pela pandemia da COVID-19 para se realizar in loco a extensão rural em 2020, objetivou-se avaliar o impacto e a eficiência da utilização das mídias sociais como ferramenta de promoção da extensão rural, por meio de palestras, cursos e publicações técnico-cientificas. O presente trabalho foi realizado entre o período de abril a dezembro de 2020 e teve como mediadores o Grupo de Estudos em Forragicultura e Alimentação de Ruminantes (GEFAR) e o Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura (NEEF) com dois eventos direcionados à agropecuária. O primeiro evento intitulou-se ‘’I ciclo de palestras on-line de forragicultura e nutrição de ruminantes’’ e o segundo ‘’Produção e utilização de silagem’’, tendo sido realizados entre os dias 22 e 26 de junho de 2020 e do dia 07 ao dia 11 de dezembro de 2020, respectivamente. Ressalta-se que, o segundo evento teve como base o livro ‘’Estoque de forragem para a seca: Produção e utilização de silagem’’. Como resultados, obtiveram-se, em ambos os eventos, ótimos índices de audiência, somando mais de 7.574 visualizações no primeiro evento e 3.388 no segundo. Vale-se dar destaque que, tais eventos contaram com a participação de produtores de diversas partes do país como produtores de bovinocultura e avicultura, suinocultura e ovinocultura de Irauçuba-CE, Guarani-MG, Formoso-GO e Vitória da Conquista-BA, além de estudantes de Universidades Federais como UFC, UFMG, UFAL e UFV. Com o sucesso de ambos os eventos é possível afirmar que a utilização das redes sociais como ferramenta de extensão rural em tempos de pandemia é uma alternativa viável e eficiente para a disseminação de conhecimento ao meio rural. Agradecimentos: PREX/UFC.