Resumos Aceitos

XXIX Encontro de Extensão

O QUIZ COMO FERRAMENTA DIGITAL NO EIXO ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO, EM TEMPOS DE PANDEMIA

Codificação: 2.06.08.016
Área: Pici - Tecnologia
Orientador: Magno Jose Duarte Candido
Autor Principal: LAURA LARISSA BATISTA DE SOUSA
Co-Autores: Jefte Arnon de Almeida Conrado
José Lucas Guedes dos Santos
Lucas André Ferreira Gurgel
Silvio de Sousa Júnior
Apresentação: Oral   Dia: 12   Hora: 08h   Sala: 24   Local: Sala Virtual no Google Meet
Identificação: 2.06.08.016
Resumo:
As novas tecnologias da informação (TI), tem contribuído cada vez mais na ampliação do setor agrário. Objetivou-se avaliar a eficiência do Quiz como meio de ensino e extensão, ante o atual cenário de pandemia da COVID-19. Foram aplicados sete Quizzes entre agosto a novembro de 2020 na página oficial do Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura (NEEF). Os temas, foram: Subprodutos da mamona; O que saber inicialmente sobre o capim elefante; Adubação; Fatores importantes para a implementação do creep-grazing; Consórcio de gramíneas leguminosas; Ensilagem; Silagem do grão úmido e; um Sugestivo, visando avaliar os temas tratados e coletar sugestões para posteriores. Os dados foram agrupados (exceto o sugestivo) e quantificadas as médias de visualização, participação, acertos e erros. Observou-se uma média de visualizações de 185,8+13,9 e 74,1+9,9 participações, havendo uma redução de 40% de uma para outra. Possivelmente isso se deu, há interrupções na rede (internet), problema comum no Brasil. Atualmente, os principais países que compõem o instagram do NEEF, são: Brasil (99%), Estados Unidos (0,2%), Panamá (0,1%), Rússia (0,1%) e Portugal (0,1%). Com relação aos participantes, observou-se uma média de acertos de 72%+11,2 e erro de 28%+11,2. O favorável resultado deu-se, pois, além de despertar curiosidade, o Quiz favorece uma competitividade entre os participantes. Observou-se ainda que, o segundo e o penúltimo Quiz apresentaram, respectivamente, o maior (211,4+20,3) e o menor (168,2+24,8) número de participação. Com base no último Quiz (Sugestões), observou-se 201 visualizações no total com 41 participações. Dos participantes deste, 90% classificou como “Bom e relevantes” os temas abordados, enquanto que 10% como de “baixa relevância”. Conclui-se que, o uso de questionários interativos (Quiz), contribui para a melhoria da eficiência dos sistemas de produção e no processo de ensino-aprendizagem dos estudante e técnicos. Agradecimento: PREX/UFC e NEEF.