Neste resumo, busca-se discutir o significado da Iniciação Científica e analisar suas contribuições para o desenvolvimento acadêmico do estudante universitário. No que tange a metodologia empregada neste trabalho, tem-se uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado, sobre o significado, a Iniciação Científica é um mecanismo para introdução do estudante da graduação no mundo científico, promovendo o desenvolvimento de projetos, estudos, técnicas e materiais, sob a orientação de um docente responsável. O incentivo à iniciação científica é encontrado também nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, tendo como justificativa proporcionar uma formação sólida, com o intuito de preparar o discente para enfrentar os desafios no mundo acadêmico e profissional. Sobre suas contribuições para o discente, a iniciação científica contribui de forma direta para o amadurecimento acadêmico do estudante, bem como possibilita uma nova forma de vivenciar a universidade, produzindo e socializando conhecimentos, promovendo o crescimento pessoal por meio do desenvolvimento de uma formação acadêmica de estudante-pesquisador, que produz saberes e contribui para a posteridade. Em conclusão, ressaltamos a importância da iniciação científica como política pública de educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento científico. Agradecemos o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a realização da pesquisa. |