Esta pesquisa busca entender o impacto da diversidade de métodos de avaliação da aprendizagem dos alunos e no alcance dos objetivos acadêmicos na disciplina de Sociologia Aplicada a Políticas Públicas (SAPP). O componente curricular em questão é obrigatório, oferecido anualmente no curso de Gestão de Políticas Públicas, ele visa estimular uma reflexão profunda sobre os problemas sociais e suas complexidades. A matéria se fundamenta tanto em teorias de sociólogos clássicos como Weber e Marx quanto em pensadores contemporâneos como Pierre Bourdieu e Niklas Luhmann. O presente estudo baseia-se em dois métodos principais: uma revisão bibliográfica influenciada pela obra de Paulo Freire, 'Educação como Prática da Liberdade' (1967); e, entrevistas semiestruturadas com alunos que cursaram a disciplina em foco no semestre de 2023.1. A partir das respostas coletadas de 12 estudantes, observou-se uma preferência por métodos de avaliação que vão além do tradicional formato de provas escritas. De acordo com os entrevistados, métodos alternativos de avaliação como seminários e pesquisas de campo podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais, uma melhor compreensão do material didático e a aplicação prática de conceitos teóricos. Com base no que foi apresentado e nos argumentos de Paulo Freire, conclui-se que o sucesso de um modelo educacional está vinculado à participação ativa e à postura crítica dos alunos. Nesse contexto, a diversificação dos métodos de avaliação tem um impacto direto na aprendizagem, permitindo diversas formas de engajamento e diferentes interpretações dos temas discutidos na disciplina em questão. |