Resumos Aceitos

XVI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação

PROBLEMAS RELACIONADOS COM A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA PANDEMIA DE COVID-19

Codificação: 1.02.29.009
Área: Câmara de Sociais Aplicadas e Humanas - Interdisciplinar
Orientador: Breno Aloisio Torres Duarte de Pinho
Autor Principal: GUILHERME ARRAES ALENCAR CUNHA
Co-Autores: Luiz André Barroso Moreira
Apresentação: Pôster   Dia: 08   Hora: 16h   Painel: BA.01   Local: Centro de Convivência
Identificação: 1.02.29.009
Resumo:
O presente resumo busca relatar resultados iniciais de uma pesquisa sobre problemas relacionados com a implementação de políticas públicas. O caso deste estudo é a política de transferência de renda do governo federal durante a pandemia de Covid-19. Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de uma metodologia qualitativa, com base em informações de relatórios e documentos publicados pelo governo federal. Tendo como recorte a atuação do governo federal durante o período compreendido entre os anos de 2020 e 2022, os resultados deste levantamento de informações sugerem que a implementação da política pública enfrentou problemas de gestão, como falhas na atualização dos cadastros dos cidadãos para a operacionalização da política, ocasionando a inclusão injustificada de beneficiários e a exclusão de potenciais beneficiários, considerando os critérios estabelecidos para a definição de beneficiários da política pública. Esses resultados evidenciam a necessidade de se compreender a importância dos sistemas de informações e dados para a gestão dos programas sociais. Como conclusão, para a gestão de políticas públicas focalizadas, torna-se necessária a manutenção e a constante atualização dos sistemas de informação utilizados na operacionalização das políticas públicas. Agradecemos o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o desenvolvimento da pesquisa apresentada.