O presente estudo tem por objetivo avaliar os impactos acadêmicos da qualidade do ensino oriundos da adesão e implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir da percepção e experiência dos gestores. O Reuni foi um programa voltado para o fortalecimento da educação superior no Brasil, criado pelo Governo Federal como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação, no ano de 2007, que provocou amplas transformações após sua criação, as quais se refletem nos dias atuais. Este estudo propõe avaliar essa política pública educacional através de um apanhado histórico, da contextualização de políticas públicas voltadas à educação e das circunstâncias de implementação do Reuni. Para tanto, foram escolhidos cursos de graduação do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, existentes antes do Reuni e que passaram a compor a nova unidade acadêmica criada com o programa. Quanto à metodologia, o estudo caracteriza-se como qualitativo, com o auxílio de dados quantitativos, empregando entrevistas semiestruturadas junto aos gestores do ICA. A perspectiva de avaliação aplicada refere-se à concepção pós-construtivista de Lejano (2012) e os dados foram interpretados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostraram que, com a adesão e implementação do Reuni, os cursos analisados passaram por uma readequação em suas estruturas físicas e administrativas. Além disso, foram cumpridas metas estabelecidas pelo programa, tais como o aumento do número de vagas para ingresso, a redução das taxas de evasão e a ocupação de vagas ociosas. Houve também uma reestruturação acadêmico-curricular em cada curso e foram implementadas políticas de inclusão, de assistência ao estudante e de mobilidade estudantil. Conclui-se que a avaliação institucional junto com o cumprimento dessas metas, contribuiu significativamente para a elevação na qualidade do ensino nos cursos analisados. |