O estudante em uma sala de aula é como uma plateia assistindo os ensinamentos que docentes transmitem, contudo, muitos tem receios da interação com o docente por um possível erro que possa ser cometido, mas, sabe-se que o dialogo é uma boa forma de consolidar o aprendizado, e ao lidar com outros estudantes que já conhecem os conteúdos da disciplina, este dialogo pode tornar-se menos tenso e mais direto. Por isso, o ensino e o aprendizado prova-se útil, ao ter um estudante como ponte para auxiliar outros estudantes e estes possam expor suas dúvidas, ainda mais quando se trata das disciplinas das ciências de exatas que muitas vezes é vista como algo difícil. Além disso, o estudante que apoia na aprendizagem, pode rever o conteúdo e exercitar de um ponto de vista diferente os conteúdos já adquiridos, transmitindo o que sabe. Desta forma, este estudo tem como objetivo relatar como desenvolve-se o aprendizado de estatística para os alunos de Gestão de Políticas Públicas, e ter uma perspectiva diferente ao abordar os temas da disciplina visando uma melhor recepção e absorção do conteúdo proposto. Portanto trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e pesquisa descritiva, utilizando entrevistas e observações participativas. Apesar de estar cedo para realizar conclusões dos resultados proveniente do processo de estudo, é possível perceber que existe diferença, quando as perguntas dos estudantes são dirigidas ao professor, em comparação ao estudante que apoia na aprendizagem da disciplina. Contudo, espera-se que contando com um estudante como intermediário, melhore o rendimento dos estudantes da disciplina, sobretudo, quando existem possibilidades escolha de quem irá tirar as dúvidas da disciplina, isto é, ao professor ou ao estudante que está no apoio da aprendizagem. |