Este resumo relata a experiência de atuação no Projeto “Metodologia de pesquisa
como instrumento de formação no ambiente da graduação”
(PROPAG/EIDEIA/UFC). Referido projeto tem como objetivo a orientação de
estudantes de graduação do curso de Economia Ecológica na disciplina de Projeto
de Pesquisa ministrada pela professora Dra. Silvania Monte em coorientação com a
professora Dra. Milena Braz. A proposta tem como finalidade munir os discentes da
graduação com conhecimentos sobre metodologia científica para que os mesmos
elaborem seus projetos de pesquisa, instrumento norteador do Trabalho de
Conclusão de Curso. O trabalho desenvolvido no projeto efetiva a prática de
formação docente dos(as) mestrandos(as), pois, os mesmos ao acompanharem as
aulas com as professoras estão absorvendo a práxis do magistério, bem como, a
interdisciplinaridade entre a área da graduação e do Programa de Pós-Graduação,
demonstrando a importância para a formação de profissionais que utilizam métodos
de pesquisa científica baseados na ética, criticidade, criatividade, hermenêutica e
que conseguem compreender as diversas áreas que um tema de pesquisa pode se
situar. Para os estudantes da graduação, a relevância do projeto entre graduação e
mestrado é o de aprofundamento na pesquisa científica com o suporte do (as)
instrutores (as). Este projeto de articulação entre Graduação e Pós-Graduação faz
uma conexão com o Laboratório de Estudos de Políticas Públicas (LEPP/UFC), em
especial com o projeto “LEPP nas Escolas”, cuja proposta ao final da disciplina é
que os graduandos coloquem em prática seus aprendizados com a pesquisa e
orientem os estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EMMTI)
Jenny Gomes e Escola de Ensino Médio (EEM) São João Piamarta, da cidade de
Fortaleza, Ceará, na elaboração de projetos de pesquisa na disciplina de Núcleo de
Trabalho e Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS). |