A formação em Sociologia Aplicada às Políticas Públicas, oferecida no semestre de 2023.1, buscou capacitar os graduandos em Gestão de Políticas Públicas para a compreensão e abordagem de problemas públicos, utilizando para isso uma perspectiva de sociologia reflexiva. A base da formação acadêmica da disciplina se concentrou no aprendizado da imaginação sociológica aplicada às políticas públicas, combinando os fundamentos teórico-metodológicos da sociologia com reflexões sobre os propósitos das ciências sociais na condução de pesquisas. O trabalho final da disciplina proporcionou uma oportunidade para os estudantes exercitarem a pesquisa científica, aplicando os conceitos aprendidos, culminando no trabalho intitulado "Impactos da pandemia na educação brasileira: reflexões sobre as desigualdades educacionais nos anos iniciais do ensino fundamental". O presente relato visa partilhar os aprendizados e desafios dessa experiência, durante o percurso da disciplina, incluindo a apresentação oral dos achados da pesquisa e a produção do texto escrito. A experiência proporcionou uma introdução significativa à pesquisa científica, ressaltando a importância do pensamento sociológico para análises eficazes no campo das políticas públicas. O aprendizado decorrente deste processo foi singular para a formação dos estudantes envolvidos. Embora o processo tenha sido extremamente educativo, enfrentamos diversos desafios, desde a definição do problema até a coleta e análise dos dados. Contudo, esses obstáculos foram cruciais para nosso desenvolvimento acadêmico e profissional, pois nos forçaram a aplicar conceitos e métodos da sociologia de forma prática e reflexiva. Em conclusão, a partilha dessa experiência tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos estudantes recém-ingressos no meio acadêmico, oferecendo um espaço de diálogo e reflexão para os colegas que já passaram ou passarão por experiências similares. |