Apesar de todas as vagas ofertadas no sistema Enem/Sisu serem preenchidas, é observado no decorrer dos cursos, um aumento no índice de evasão de alunos. Uma das hipóteses levantadas é que a evasão ocorre principalmente nos primeiros semestres, isso pode acontecer porque os alunos têm dificuldades de interação e comunicação, e pouca ou nenhuma afinidade com o curso requisitado e com a Universidade. O objetivo é estabelecer uma linha de comunicação e divulgação dos eventos e notícias do CCA, com os alunos veteranos e recém-ingressados; os auxiliando durante a sua jornada acadêmica, objetivando a redução da evasão dos alunos de graduação em seus respectivos cursos. As principais mídias utilizadas para a comunicação são o Instagram e o site do CCA, já que essas são as mídias de maior circulação. Para a implementação da página no Instagram foi realizado um posicionamento de imagem com a elaboração de uma identidade visual, desenvolvimento de uma logo e a elaboração de um cronograma com postagens semanais, além das publicações de páginas pertencentes ao centro com divulgações diárias sobre assuntos relacionados aos cursos ou ao bem- estar e acessibilidade dos alunos que compõem o CCA. Utilizando o Instagram como a principal forma de comunicação, observou-se que o contato com o corpo discente se tornou mais fluida e rápida; também houve o aumento de engajamento por parte dos seguidores das páginas e participação de eventos dos seus respectivos cursos, propiciando o crescimento da interação dos estudantes com sua área e interesse pelos seus cursos. Participar do projeto foi importante, pois permitiu desenvolver competências para além daquilo que é construído exigido na jornada acadêmica, permitindo uma formação humana e profissional mais completa. |