(FAQ) Perguntas e Respostas Frequentes

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Como solicitar uma reserva da sala de Vídeo-Conferência da PRPPG?

 Enviar um email de solicitação para karltenorio@yahoo.com.br com as seguites informações:

 Data, Horário e IP do equipamento externo

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O aluno de mestrado e doutorado precisa renovar a matrícula a cada semestre?

 Sim, até mesmo quando estiver na produção da dissertação e/ou tese a matrícula deve ser renovada, sob pena de cancelamento do vinculo acadêmico.

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Como encontrar as datas previstas para Matrícula, Ajuste, Trancamento de componentes curriculares, para os cursos de mestrado e doutorado, no semestre vigente?

Na página da UFC  http://www.ufc.br clique em Calendário Universitário do lado direito da tela.

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Como proceder com relação a minha matrícula/vínculo, no curso de mestrado ou doutorado, por ocasião de mobilidade acadêmica (nacional ou internacional)?

Os alunos que estarão em Mobilidade Acadêmica, complementando Carga Horária em outras instituições de ensino no semestre vigente, devem em comum acordo com a coordenação do curso informar a situação à PRPPG. No ofício deve constar obrigatoriamente a matrícula do aluno, a instituição e o período da mobilidade.

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Não posso cursar as disciplinas neste semestre, posso trancá-las?

Sim, é possível o trancamento de componentes curriculares no semestre vigente, no período especificado em calendário, ver item 2 acima. Lembrando que o aluno deve permanecer, com pelo menos um componente matriculado por semestre letivo.

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Posso trancar o semestre letivo do meu curso de mestrado e/ou doutorado?

O trancamento do semestre letivo, só pode ser realizado por motivo de doença. O primeiro passo é buscar o CPASE, Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor e Estudante, telefones 3366 7780/7587. Agendar um dia e horário para perícia, e no dia estabelecido comparecer, ou enviar representante, com toda a documentação comprobatória dos fatos (laudos, exames, atestados, certidões). O médico perito da UFC decidirá sobre o Trancamento Total ou Regime Especial. Se a decisão for por Trancamento Total, a coordenação do curso encaminha o laudo do perito à PRPPG, o semestre é trancado e discente prorroga em 6 meses seu prazo para defesa. Se a decisão for Regime Especial, o discente deve buscar a coordenação do curso para obter condições diferenciadas de avaliação e frequência, mas não terá direito ao trancamento.

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Como acompanhar meu processo de expedição de diploma?

Na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação existe um link para consultas, http://www.prppg.ufc.br/index.php/wrapper-siga-seu-processo?lang=pt, o processo de diploma deve ser informado no formato xxxx-Pxxxx/xx-xx, Ex: 23067-P4504/05-96. O número do processo deve ser conseguido junto a coordenação do curso. O prazo para confecção do diploma dar-se-á entre 60 a 120 dias.

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Quais os documentos necessários para expedição do diploma?

Cópia de ata de defesa; cópia do diploma de graduação para emissão de diploma de mestrado e cópia do diploma de mestrado para emissão de diploma de doutorado; cópia de documento de identidade; documento de Nada Consta emitido pela biblioteca, declaração do coordenador e ficha de homologação da defesa emitido pelo sistema de controle acadêmico-SIGAA. O prazo para confecção do diploma dar-se-á entre 60 a 120 dias.

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Onde encontro a oferta de vagas, editais em aberto, para os cursos de especialização?

Na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação existe um link para consultas, http://prppg.ufc.br/index.php/editais, todo edital de Especialização está ou será publicado neste endereço eletrônico. Importante: não existe um período específico para lançamento de novos editais, por isso a consulta deve ser feita durante todo o ano.

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Quais os cursos de mestrado e doutorado existentes na UFC?

A relação completa pode ser encontrada no site da CAPES, caminho:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/listaPrograma.jsf?acao=pesquisarRegiaoIesPrograma&codigoIes=22001018

Ou no site da UFC:
http://www.ufc.br/ensino/programas-de-pos-graduacao-stricto-sensu

 

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Onde encontrar editais para os cursos de mestrado e doutorado na UFC?

No endereço eletrônico, http://www.si3.ufc.br/sigaa/public (aba processos seletivos stricto sensu).

 

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Qual a prioridade no PIBIC para projeto de docente doutor 40h DE, que ingressou na UFC em 1988, não está vinculado a Programa de Pós-Graduação e não é bolsista Produtividade ?

PRIORIDADE 3 - Professores e técnicos ingressos na UFC nos últimos três (03) anos sem contar o ano atual e Professores e técnicos dos Campi avançados (estes dois grupos terão um bônus de quatro (04) pontos, não cumulativos, na Tabela de Qualificação) – uma bolsa da cota restante (nesta prioridade serão distribuídas possivelmente bolsas FUNCAP seguida de bolsas da UFC.

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Qual prazo para postagem dos pareceres e, se há um formulário padrão para avaliação?

Após o aceite, você terá 7 dias para dar o parecer. Não temos um modelo de parecer para o PIBIC, mas recomendamos que seja observados os objetivos propostos, se a metodologia está adequada para atingir os objetivos, se o cronograma está adequado para o tempo de bolsa, se tem plano de trabalho do aluno, no caso de dois alunos com o mesmo projeto, os planos devem ser diferentes.

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É possível no PIBIC dois professores estarem solicitando bolsista com base em apenas um projeto?

Não. Cada professor tem que ter seu próprio projeto, que não pode ser o mesmo de outro professor. Neste caso o problema deverá ser comunicado imediatamente para a Coordenação para providências.

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Como reconhecer meu diploma estrangeiro?

É necessário seguir as instruções de reconhecimento de títulos.

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Os alunos sem nota no M.A. em disciplinas ministradas em 2010.1, foram migrados como reprovados para o SI-3. Como proceder?

O NPD está verificando o ocorrido com a equipe de implantação. Será divulgado em breve as instruções.

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Fiz o autocadastro (secretario ou coordenador) mas as opções de acesso não estão disponíveis. Preciso de uma confirmação para liberação do cadastro ?

Sim, o autocadastro é analisado pela PRPPG e para liberação dos acessos, precisamos do período de mandato de cada coordenador (gentileza informar, via e-mail, a esta PRPPG).

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Fiz a oferta no M.A., mas não consigo visualizar as disciplinas no SI-3. Como proceder?

As disciplinas que foram ofertadas em 2010.2 no Módulo Acadêmico, com horário definido, foram migradas para o SI-3.
Para localizá-las no SI-3, basta repetir o último dígito, assim, a disciplina cadastrada como QGP857, deve ser pesquisada da seguinte forma: QGP8577.

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Não consigo concluir meu autocadastro (secretário ou coordenador), minha lotação não existe no sistema.

Preencher no campo “unidade de lotação” o registro constante no contracheque. Os ocupantes de Função Gratificada ou Cargo de Direção preencher com a lotação de origem, ou seja, departamento. Caso o problema persista, enviar a esta Pró-Reitoria, por e-mail, seus dados para que possamos verificar no NPD o ocorrido.

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Ao alterar a oferta de uma disciplina no SI-3, é preciso informar local. Como devo preencher?

Conforme treinamento realizado no NPD, o campo deve ser preenchido com o nº da sala onde a disciplina será realizada.

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Use preferencialmente o firefox.
http://implantacao-si3.sti.ufc.br/sigaa/

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Qual o melhor navegador para o SI-3 ?

Verificou-se que o navegador FireFox abre opções que o Internet Explorer não disponibiliza. Assim, gentileza utilizar o FireFox para acesso ao SI-3. Para instalar o FireFox clique no último ícone da direita na página inicial do site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

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É possível contestar regras estabelecidas no edital?
Não. A inscrição em um processo seletivo implica a conseqüente aceitação das normas contidas nos comunicados e editais publicados. Assim, é de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes ao concurso público na imprensa oficial e divulgados na Internet.
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É importante ler o edital dos concursos?
Sim.O candidato que lê atentamente o edital, com certeza, tem vantagem em relação aos outros inscritos. Afinal, esse documento é a lei que rege o processo seletivo e dita os direitos e os deveres tanto da instituição organizadora quanto dos participantes. Pelo edital, é possível conhecer as formas de inscrição, os tipos de avaliações aplicadas, os critérios de classificação e o prazo para recursos.
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Porque todos os documentos disponibilizados no site estão no formato PDF?
Documentos em PDF são mais difíceis de serem alterados. Dessa forma, essa opção resguarda a fidelidade dos documentos divulgados e garante maior segurança ao processo.
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Posso ter um e-mail @ufc.br?
Todos os endereços eletrônicos terminados em @ufc.br são de uso exclusivo para professores e funcionários da universidade ou ainda para projetos de pesquisa ou departamentos, solicitado por um professor. Alunos não podem ter e-mail @ufc.br.
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Existe um site oficial na internet que mostra o aproveitamento dos cursos de mestrado das várias universidades do Brasil?
Os Programas de Pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) brasileiros são avaliados pela Cordenação de aprefeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). Para obter informações visite http://www.capes.gov.br. Os Programas de Mestrado recebem notas 3, 4 ou 5 (no máximo) e aqueles com Doutorado podem receber até a nota 7. Não há um sistema oficial de comparação entre os Programas.
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Como faço para tirar dúvidas sobre o MÓDULO ACADÊMICO?
Leia o material disponibilizado através do Portal da UFC. Entre em contato com a Pró-Reitoria de Graduação através no telefone 85 33669521. Entre em contato com a Coordenação do seu Curso.
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Um título de pós-graduação (mestrado e doutorado) obtido no exterior é válido no Brasil?
Para gozar de validade no Brasil, o diploma conferido por estudos realizados no exterior deverá se submeter a reconhecimento por universidade brasileira, pública ou privada, que possua curso de pós-graduação avaliado e reconhecido, na mesma área do conhecimento e em nível equivalente ou superior (art. 48, da LDB). Assim, qualquer informação sobre critérios e procedimentos do reconhecimento (revalidação) deverá ser obtida junto à própria universidade, que os define, no exercício de sua autonomia técnico-científica e administrativa, observando as normas pertinentes.
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Se eu for aprovado no exame de seleção da pós-graduação e ainda não tiver recebido meu diploma eu perco o ingresso, ainda que esteja de posse da declaração de conclusão de curso?
Não. Pois você tem o certificado de conclusão, recebido na colação de grau. Isto vale como comprovação.
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Qual o prazo para concluir os cursos de pós-graduação?
O prazo de conclusão para o Mestrado são 2(dois) anos, Doutorado são 4(quatro) anos, e para cursos de especialização, é de no máximo 2(dois) anos.
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Posso trabalhar e fazer o mestrado ao mesmo tempo?
Sim. Muitos de nossos alunos trabalham e cursam o mestrado ao mesmo tempo. Porém levam um tempo maior para concluir o mestrado. É essencial que você possa assistir às aulas, e você deve se organizar para reservar um tempo extra de 6 horas semanais para cada disciplina cursada em média.
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Concluí graduação há muitos anos e nunca o exerci. O curso de mestrado seria interessante para me atualizar, me dar segurança e melhorar minha qualificação?
Sim. Mas é fundamental que você esteja preparado para essa qualificação. Antes de ingressar, é exigido do candidato um conjunto de leituras prévias e de maturidade acadêmica. Explore nosso site e siga as orientações oferecidas. Depois amadureça seu projeto e submeta-se ao processo.
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O que é doutorado sanduíche? Como fazê-lo?
Doutorado sanduíche é o nome dado ao programa de doutorado que é parcialmente realizado em outra instituição brasileira ou estrangeira. Tanto a CAPES quanto o CNPq oferecem bolsas de doutorado sanduíche para alunos do programa de doutorado do DI interessados em realizar estágios de pesquisa de doutorado em outro programa
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Qual é a diferença entre mestrados e doutorados reconhecidos e mestrados e doutorados recomendados?
Os mestrados/doutorados recomendados referem-se aos cursos que passaram na avaliação do Conselho Técnico Científico (CTC), passando posteriormente pela avaliação e aprovação do Conselho Nacional de Educação (CNE), e só após a publicação do ato do ministro da Educação os mesmo são definidos como reconhecidos.
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Qual a validade dos certificados de pós-graduação lato sensu?
Toda instituição promotora de pós-graduação lato sensu, deverá fazer constar do material de divulgação do curso, o número e data do ato de credenciamento da instituição promotora pelo MEC, para atuar no ensino superior, indicando a data de publicação oficial, sob pena de incorrer em prática de propaganda enganosa omissiva e violação do direito do aluno-consumidor, de estar clara e suficientemente informado sobre a qualidade do serviço ofertado, vez que o credenciamento é dado essencial à validade nacional do certificado a ser obtido com a conclusão dos estudos, nos termos da Resolução CNE/CES nº 01, de 03/04/2001. Embora os cursos lato sensu não se submetam à avaliação sistemática, face às peculiaridades, em especial a mutação dinâmica, ditada por exigências do desempenho profissional, o INEP possui um cadastro dos cursos regulares deste nível e é o órgão para onde devem ser dirigidas as consultas relacionadas ao tema (Portaria MEC nº 328, de 01/02/2005).
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Preciso fazer um curso de especialização antes do mestrado?
Não. A especialização, não é pré-requisito para fazer o mestrado.
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Quais as exigências, para a obtenção do título de mestre ?
1. estar matriculado como aluno regular, dentro dos prazos estabelecidos pelo programa; 2. ter completado pelo menos 30 (trinta) créditos em disciplinas, dos quais 06 (seis) créditos sejam correspondestes à 3. dissertação; 4. ter obtido média final igual ou superior a 7,0 (sete); 5. ter demonstrado proficiência em uma língua estrangeira de acordo com as exigências do programa; 6. ter sido aprovado no exame de qualificação, quando este for exigido pelo programa; 7. ter sido aprovado na defesa da dissertação, dentro do prazo previsto no artigo 3º destas normas; 8. ter entregue à coordenação do programa o número exigido de cópias impressas e em CD-ROM da versão final da 9. 9. 9. dissertação dentro do prazo estipulado pelo programa; 9. ter apresentado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação comprovante de entrega de 02 (duas) cópias impressas e em CD-ROM da dissertação à Biblioteca Universitária da Universidade Federal do Ceará, bem como cópia da ata da defesa de dissertação.
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Como funciona a validade nacional de diplomas obtidos no exterior e no Brasil?
Validade nacional de diploma obtido no exterior? Para gozar de validade no Brasil, o diploma conferido por estudos realizados no exterior deverá se submeter à reconhecimento por universidade brasileira que possua curso de pós-graduação avaliado e reconhecido, na mesma área do conhecimento e em nível equivalente ou superior (art. 48, da LDB). Assim, qualquer informação sobre critérios e procedimentos do reconhecimento (revalidação) deverá ser obtida junto à própria universidade, que os define, no exercício de sua autonomia técnico-científica e administrativa, observando as normas pertinentes. Mesmo o diploma de Mestre ou Doutor, proveniente de país integrante do MERCOSUL, está sujeito ao reconhecimento.O acordo de admissão de títulos acadêmicos,aprovado pelo Decreto Legislativo nº 800, de 23.10.2003, e promulgado pelo Decreto nº 5.518, de 23/08/2005, não dispensa da revalidação/reconhecimento (Art.48, § 3º,da LDB) os títulos de pós-graduação conferidos em razão de estudos feitos nos demais países membros do Mercosul, embora permita, para o exercício de atividades de docência e de pesquisa, conforme explicitado pelo Parecer PF-Capes nº 003, de 11/01/07 . Validade nacional de diploma obtido no Brasil? Diploma de Mestrado ou Doutorado outorgado por estudos feitos no Brasil somente gozará de validade nacional se o programa que lhe houver dado origem possuir prévio reconhecimento do Sistema Federal, decorrente de avaliação satisfatória (Veja lista na seção " Relação de cursos"). As instituições promotoras dos cursos autorizados comprovam esta condição também através da exibição do ato do Ministro da Educação, publicado no Diário Oficial. Quem ingressa em um curso de pós-graduação reconhecido tem a garantia de que o diploma que lhe será conferido, ao final, terá validade nacional, ainda que, durante os estudos, o curso perca o reconhecimento, por resultado insatisfatório em nova avaliação. Podem também se beneficiar dos efeitos do reconhecimento os estudantes que ainda não houverem concluído o curso, no momento da publicação do ato do Ministro da Educação. É importante saber que o reconhecimento do curso ocorre somente mediante solicitação da instituição que o promove e que estar funcionando há alguns anos não é suficiente para a presunção da regularidade. Informações sobre o trâmite de pedido de reconhecimento poderão ser obtidas, junto à Coordenação de Acompanhamento e Avaliação mediante indicação do número do respectivo protocolo. O Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta celebrado entre as Repúblicas Brasileira e Portuguesa, por ocasião do 500º aniversário do Descobrimento não é suficiente para legitimar a atuação de Instituições de Ensino Superior lusitanas em solo brasileiro, sem o reconhecimento pelo nosso Ministério da Educação, e vice-versa.
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O que é dissertação e tese ?
Tese Estudo que deve trazer algo de novo para um campo do saber, como, por exemplo, uma nova teoria ou um novo tratamento de doenças. Dissertação Estudo aprofundado sobre um campo no saber.
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O que é mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado?
Mestrado Profissional: Curso menos teórico que o acadêmico e voltado para o mercado de trabalho. O aluno deve apresentar dissertação e monografia em forma de projeto ou estudo de caso, para obtenção da tiltulação. Mestrado Acadêmico: Pós-Graduação voltada para o ensino e pesquisa. Oferece o título de mestre em determinado campo do saber, portanto é um curso direcionado a quem deseja lecionar.São cursos que exigem proficiência em outra língua, além do português, usualmente o inglês. Para obtenção do título é necessário dissertação. Doutorado: Curso voltado para formação de pesquisadores, dedicado exclusivamente a vida acadêmica e que busca o aprofundamento em determinado campo do saber. Para obtenção do título é obrigatório a defesa de tese.
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Quais os tipos de pós-graduação no Brasil?
Os cursos de pós-graduação no Brasil são divididos em dois grupos: Lato Sensu - Estão classificado neste grupo os cursos de extensão/aperfeiçoamento e os de especialização. Stricto Sensu - São os cursos de mestrado profissionalizante, mestrado e doutorado. Diferenças Enquanto os cursos de Pós-Graduação lato sensu (Especialização) visam o aprimoramento profissional em uma determinada área, priorizando o mercado de trabalho, os cursos de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorados ) visam a pesquisa e a produção.
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Como o candidato deve proceder no momento da entrevista? O que exatamente é exigido dele nessa etapa da seleção?
Deve ter o domínio do conteúdo e da bibliografia citada em seu projeto, maturidade acadêmica, disponibilidade de tempo para o trabalho, domínio da infomática e da língua materna, habilidade de articulação e expresão, e demais itens no edital específico de cada processo seletivo.
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Estou terminando o curso de graduação, mais ainda não tenho histórico escolar e nem o diploma. Poderei me inscrever para o processo seletivo?
O Histórico escolar é de fácil obtenção, independe do diploma é obrigatório para a inscrição.Caso você ainda não tenha o diploma, é imprescindível apresentar, no ato da inscrição para o processo seletivo, atestado ou declaração de conclusão do curso de longa duração, emitida pela Instituição de origem, na qual conste a data da colação de grau realizada ou a realizar. A apresentação do diploma devidamente registrado é condição sine qua non para a matrícula de candidatos selecionados no processo seletivo. Ao final do Curso, o título será outorgado para o aluno que concluir todas as etapas e apresentar diploma reconhecido pelo MEC.
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Perdi minha carteira de identidade, posso apresentar minha certidão de nascimento?
Não. Certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados não são aceitos como documentos de identidade.
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Preciso elaborar uma monografia ou trabalho de conclusão de curso?
Sim. O Trabalho será elaborado, com a orientação de um professor da área e deverá ser entregue até o final do curso.
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Caso o candidato esqueça o documento de identidade, ainda assim poderá realizar as provas?
Não. Neste caso, ele será automaticamente eliminado do concurso.
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Como deve agir quem perdeu os documentos na última hora?
O candidato que esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ter em mão documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, noventa dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.
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Quanto tempo depois do início da prova o candidato poderá entregar a folha de respostas?
O candidato deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização das provas por, no mínimo, uma hora após o início das provas.
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Quem não puder realizar as provas na data estabelecida no edital, por motivo de doença, por exemplo, terá uma segunda chance?
Não. Pois não haverá segunda chamada para a realização de provas. O não-comparecimento implicará na eliminação automática do candidato.
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Que documentos o candidato deve apresentar no dia de provas?
1.Comprovante de inscrição e documento de identidade original. 2.Cópias, ainda que autenticadas, não serão aceitas. 3.O candidato também deve levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
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Devo chegar ao local de seleção com quanto tempo de antecedência?
É importante comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início.
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Quais são as dicas para uma boa prova?
Durante a prova, o candidato deve ler atentamente os enunciados e os textos antes de responder aos itens. Também é preciso ter atenção na hora da transcrição para a folha de respostas. O candidato também deve dormir mais cedo nos dias que antecedem as provas, procurar manter-se tranquilo, ter uma alimentação balanceada, evitando alimentos de difícil digestão. Separar os documentos exigidos no ato da prova, antecipadamente. Chegar cedo ao local da prova. Levar somente o que for exigido e necessário, para o dia da prova.
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Fiz um outro curso de especialização e gostaria de aproveitar algumas disciplinas já cursadas. É possível?
Sim. É possível.
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É necessário que o candidato tenha um orientador definido antes do início do curso?
Não obrigatoriamente, mas é aconselhável ao aluno, ter um orientador!
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Como é o processo de seleção da pós-graduação stricto sensu?
O artigo 44, inciso III, da LDB, autoriza as IES –Instituições de Ensino superior a adotarem as exigências e critérios que julgarem compatíveis com a condição de mestrando ou doutorando. A Capes não aprecia, portanto, questões relacionadas a tais requisitos, especialmente se a IES possuir status de universidade, gozando de autonomia administrativa e didático científica. Todavia, a prerrogativa legal deve ser exercitada em harmonia com os princípios da impessoalidade, da equidade, da proporcionalidade, da finalidade e todos os outros que inspiram o concurso público. Eventuais abusos de poder podem ser corrigidos através de recurso hierárquico na própria IES, ou, dos órgãos de defesa do consumidor dos serviços educacionais.
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Quais documentos, serão analisados na seleção dos candidatos?
Histórico escolar. Diploma ou de claração que está cursando o último periódo letivo do curso de garduação. "Currículum vitae".
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O que acontece se o candidato inscrever-se pela internet mas não efetuar o pagamento da taxa?
As inscrições realizadas via Internet somente são acatadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição no prazo estabelecido em edital. Caso o pagamento não seja efetuado, a inscrição, conseqüentemente, não será homologada.
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Não consigo visualizar os arquivos em PDF. O que devo fazer?
Você precisa fazer o download do Adobe Reader e instalá-lo no seu computador.
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Fiz minha inscrição via internet. Como obtenho o comprovante de inscrição?
Primeiramente, o candidato inscreve-se pela internet deverá efetuar o pagamento da taxa para que sua inscrição seja homologada. Feito isso, ele deverá acessar novamente o site e imprimir seu comprovante. Vale ressaltar que é responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento
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O candidato que recebe isenção da taxa de inscrição está automaticamente inscrito no concurso?
Não. Ao serem beneficiados com a isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, muitos candidatos acreditam que estão automaticamente inscritos nos concursos e seleções. Esses dois processos, no entanto, são independentes. Mesmo quem recebe isenção deve inscrever-se normalmente, como os demais candidatos aos processos seletivos
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Quem pode se matricular em um curso de pós-graduação lato sensu?
Os cursos de pós graduação lato senso são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituíções de ensino, públicas ou privadas.
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Qual o procedimento para obter atendimento especial?
Para obter o atendimento diferenciado, o candidato deve solicitá-lo durante o período determinado pelo edital, especificando suas necessidades, com comprovação por meio de laudo médico. As solicitações são analisadas por uma banca que defere ou indefere os pedidos.
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Uma candidata pode amamentar durante a realização das provas?
Sim. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, além de solicitar atendimento especial, deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará as provas.
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Em que momento o candidato pode interpor recursos?
O candidato que desejar recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares das provas disporá de, no mínimo, dois dias para fazê-lo, a contar do dia subseqüente ao da divulgação desses gabaritos.
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O candidato precisa interpor recurso para receber a pontuação de um item anulado?
Se do exame de recursos resultar na anulação de um ou mais itens das provas, a pontuação correspondente, será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
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