Tipos de Aprsentação

Poster

  • O poster é um instrumento visual que visa levar informações pertinentes a uma ação prática ou de pesquisa de forma clara e objetiva. Deve, por meio de seu arranjo gráfico, ser auto-explicativo dispensando a presença do autor para ficar mais interessante para o público espectador que interage com o trabalho.

 

  • Seu trabalho foi aceito para apresentação em forma de pôster?
  • Se você ainda não tem experiência com esta forma de apresentação, encontrará nesta seção algumas dicas que serão úteis.

 

  • Colocação e Retiradas dos Pôsters
  • 1-Todos os pôsteres do período da manhã deverão estar afixados no máximo até 8:00h do dia da apresentação. Os pôsteres do período da tarde deverão ser afixados no período das 13:00 até 14:00h do dia da apresentação.
  • 2-A responsabilidade de colocação e retirada dos pôsteres é dos autores.
  • 3-Espera-se que o primeiro autor esteja presente junto ao seu trabalho no período da manhã entre 08:00 e 12:00h e no período da tarde entre 14:00 e 18:00h, período em que ocorrerá a avaliação pela comissão julgadora.
  • 4-Pôsteres sem responsável durante o período de avaliação serão considerados não apresentados pela comissão julgadora.
  • 5-Os pôsteres permanecerão expostos à visitação até as 12:00h no período da manhã e até as 18:00h no período da tarde. Entretanto, ressaltamos que após o período da avaliação pela comissão julgadora NÃO é obrigatória a presença do autor do pôster.
  • 6-Solicita-se aos autores, NÃO retirarem seus pôsteres antes do final do período, 12:00h pela manhã e 18:00h à tarde.
  • 7-Solicita-se aos autores (que desejarem resgastar seus pôsteres apresetados) retirá-los até 30 minutos após o término do período (12:00h pela manhã e 18:00h à tarde). Após esse horário os pôsteres serão descartados pelos organizadores.

 

  • Sobre a preparação e apresentação:
  • 1-O espaço disponível é de 90cm (largura) x 120cm (altura). O pôster pode ser feito a partir de folhas separadas ou ser impresso em gráficas especiais em uma única folha.
  • 2-Use cores suaves para o fundo; cores intensas tornam a leitura cansativa. Faça textos curtos e objetivos, use letras grandes (no mínimo, fonte 20)
  • 3-Para mostrar resultados, prefira ilustrações (gráficos) ao invés de tabelas, mas não sobrecarregue estes gráficos.
  • 4-Organize figuras e textos em seções dispostas verticalmente. Seções dispostas horizontalmente confundem o leitor e dificultam a leitura. Numere as seções para melhor orientar a leitura.
  • 5-Use e abuse de recursos gráficos, como setas ligando partes do pôster, fundos de cores diferentes, separando partes relacionadas entre si, texto com letras de tamanhos diferentes, indicando a importância de cada parte.
  • 6-Confeccionar o pôster e expô-lo é apenas uma parte do trabalho; a sua presença e sua atitude durante a sessão são também fundamentais para o sucesso da apresentação, não fume, fale claramente e médio tom.
  • 7-O pôster é principalmente uma oportunidade para discutir seu trabalho com os outros pesquisadores presentes, e não apenas uma apresentação a uma platéia passiva.
  • 8-É gentil levar cartões de visita, cópias do artigo (ou cópias reduzidas do pôster) para distribuir a quem se interessar visando a manutenção de integração científica com os pesquisadores.

Oral

  • É uma categoria recomendada aos pesquisadores/extensionistas que queiram comunicar o resultado de sua pesquisa e/ou seu desenvolvimento da mesma, trazendo discussões pertinentes para otimização de seu trabalho. A apresentação oral está aberta ao público, e o apresentador tem 10 minutos para apresentação de seu trabalho com tolerância de mais 5 minutos. Os avaliadores da sessão terão até 5 min para perguntas.

 

  • Seu trabalho foi aceito para apresentação oral?
  • Se você ainda não tem experiência com esta forma de apresentação, encontrará nesta seção algumas dicas que serão úteis.

 

  • No dia da sessão

  • 1- O apresentador deve chegar com antecedência mínima de 30 minutos do início da sessão para disponibilizar o material para projeção e permanecer até o fim da sessão, quando será colhido sua assinatura e de seu orientador,para comprovação de presença

  • 2- Em cada sessão será disponibilizado apenas o projetor de multimídia com o computador. Não será permitida a utilização de computadores pessoais. Traga seu material em pen drive e ou CD.
  • 3- O tempo para apresentação será de 10 minutos com tolerância de 5minutos. Passado este período o coordenador da sessão poderá interromper o apresentador
  • 4- Recomenda-se que utilize aproximadamente 1 slide por minuto assim a apresentação deverá conter aproximadamente 10-15 slides assim distribuídos:

a)Introdução (1 a 3 diapositivos):

- O que fez pensar no assunto.

b)Objectivos (1 diapositivo):

- Para que foi feita a pesquisa/ação.

c)Metodologia (2 a 3 diapositivos):

- Como foi feita a pesquisa/ação.

d)Resultados/Discussão (4 a 5 diapositivos):

-O que foi evidenciado.

e)Conclusões (1 a 2 diapositivos):

-O que foi aprendido;

- A conclusão deve estar relacionada com os objetivos;

- Concluir apenas o que se apresentou.

f)Tópicos Opcionais (1 diapositivo):

- Significância do estudo;

- Perspectivas.

  • 5- Antes de iniciar apresentação propriamente dita, saúde o publico e se apresente. Fale em tom adequado e pausadamente.

 

  • Se preparando para odia da sessão

  • 6- Há três pré-requisitos básicos quando da preparação de slides. Eles devem ser “limpos” simples e devem, necessariamente, estar em sintonia com a “estória” que você se propôs a contar.
  • 7- Assim como a apresentação em si, cada slide deve ter um único foco.
  • 8- Evite mostrar tabelas. Elas são excelentes para documentar seus dados, mas não para apresentações. Procure uma forma mais simples de mostrar os efeitos dos vários valores ou atributos da sua tabela. Um gráfico de barras pode ser uma saída.
  • 9- Nos gráficos faça uso da simplicidade e da clareza e não exagere no tamanho do gráfico, nem para menos nem para mais. Evite escalas complexas ou termos que demandem “tradução” por parte da platéia.
  • 10- O tamanho das letras dos slides não deve ser muito grande e tão pouco muito pequeno. Uma boa regra empírica e considerar como adequado aquele tamanho de letra que permite uma visualização do slide em seu tamanho natural a cerca de três metros de distância da tela do computador.
  • 11- Mantenha uniformidade na elaboração dos seus slides. Isto ajuda a acentuar e a destacar o fluxo e a coerência da apresentação. E lembre-se: tudo que não colaborar para que sua estória seja comunicada deve ser excluído da apresentação.
  • 12- Sempre que possível elabore cada slide contendo um título e uma mensagem-resumo sobre sua interpretação.
  • 13- Eventuais créditos a outros autores podem ser incluídos em slides para que o devido reconhecimento do trabalho de outros pesquisadores seja realizado no momento em que a contribuição e trazida à tona.
  • 14- A referencia aos autores deve ser em letra menor que a do texto, entretanto legível. A localização da referência é o canto inferior direito do slide apresentado a platéia. Esta referencia deve conter o sobrenome do primeiro autor acrescido das iniciais do nome seguido do veículo de publicação, volume, número, página e ano.
  • 15- Listas de colaboradores ao final da apresentação fazem com que esse reconhecimento fique à deriva, e descontextualizada da correspondente contribuição.
  • 16- Ao final da apresentação é aconselhável incluir um slide com uma sentença conclusiva, enfatizando a mensagem que se pretende gravar na memória dos ouvintes.
  • 17- Uma lista de conclusões inevitavelmente não será assimilada pela platéia e fará se desviar do propósito principal de seu trabalho.

  • 18- Apresentações com vídeo são bastante eficazes, mas devem ser usadas com cautela. Seqüências de vídeo não devem ser mais longas que 1 minuto. De outra forma o recurso passa a ocupar seu lugar enquanto apresentador e a divergir a atenção da platéia. Nesse tipo de apresentação evite o “vai e volta” da fita de vídeo ou do clip em mídia digital.
  • 19- Recursos de áudio não são comuns em apresentações científicas.
  • 20- Lembre-se também que não há forma mais eficiente de ensino que aquela que procura seduzir a platéia no processo de aquisição do conhecimento

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