Temáticas
Cultura, Arte e Formação Universitária
Esta sessão é voltada aos trabalhos que tenham como foco a dimensão cultural e/ou artística dos processos de formação humana, reflexões sobre a Cultura e Arte em seus diversos desdobramentos e abordagens, além de diálogos em suas implicações sociais e históricas com a formação no ambiente universitário. Contemplam-se as dimensões da criação, da fruição e da reflexão sobre Cultura e Arte que dialoguem com as questões contemporâneas nas suas diversas manifestações e suportes. Relatos de experiência sobre processos de experimentação artística, recepção e produção de projetos culturais no âmbito socioeducativo, formativo e artístico também são considerados. Os trabalhos inscritos podem incluir problematizações relacionadas entre as áreas (Cultura, Arte e Formação Universitária) ou enfatizar apenas uma delas, devendo apresentar articulações com a pesquisa, formação, produção e difusão artístico-cultural.
Ciências e Biotecnologia
A ciência é o tipo de conhecimento que busca compreender verdades ou leis naturais para explicar o funcionamento das coisas e do universo em geral. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de pesquisas. Nessa sessão serão selecionados trabalhos relacionados aos três eixos científicos: ciências exatas, que tem sua origem na matemática (computação, estatística, física, meteorologia e engenharia), ciências biológicas, que concentra seu estudo no ser humano e nos fenômenos da natureza (biologia, fisioterapia, medicina, agronomia, nutrição, odontologia e biomedicina) e ciências humanas, que foca no estudo do homem como ser social e comportamental (psicologia, pedagogia, filosofia, história, geografia, sociologia, economia, administração, letras, comunicação social, direito e turismo). A biotecnologia é a ciência que faz uso de organismos vivos ou parte deles para a produção de conhecimentos, bens e serviços. O setor biotecnológico abrange uma área ampla do conhecimento decorrente das ciências básicas (biologia molecular, microbiologia, biologia celular, genética etc.), das ciências aplicadas (técnicas imunológicas e bioquímicas, assim como técnicas decorrentes da física e da eletrônica) e de outras tecnologias (fermentações, separações, purificações, informática, robótica e controle de bioprocessos). Trata-se de uma rede complexa de conhecimentos multidisciplinares na qual ciência e tecnologia se entrelaçam e se complementam na solução de problemas. Nessa sessão serão selecionados trabalhos relacionados aos seguintes temas: 1) Biotecnologia aplicada à saúde humana ou animal; 2) Biotecnologia industrial; 3) Biotecnologia ambiental; 4) Biotecnologia aplicada à agropecuária; 5) Biotecnologia marinha; 6) Bioprocessos e 7) Bioinformática.
Educação e Inovações Pedagógicas
Esta sessão temática discute conceitos e práticas que envolvam educação e Inovação Pedagógica sob diferentes óticas, problematizando a relação entre elas ou enfatizando apenas uma delas. Para a área de educação os trabalhos devem contemplar os processos educativos, sejam eles formais e não-formais, que compreendam estudos sobre a formação integral do sujeito, seus estilos de aprendizagens, planejamento e organização do currículo, concepções de avaliação, além das discussões sobre as políticas públicas educacionais da escola, da universidade e de outros espaços educativos. A Inovação Pedagógica tem como escopo a ideia de solução criativa de problemas que contemplam o desenvolvimento de métodos e técnicas inovadoras dos processos de ensino e de aprendizagem. Espera-se dos trabalhos uma avaliação crítica de atividades e produtos educacionais inovadores, que objetivem a melhoria das competências cognitivas, socioemocionais e metodológicas com foco em técnicas de geração de ideias inteligentes e disruptivas. Os trabalhos destas áreas devem abranger o conhecimento didático-pedagógico na perspectiva da Educação e Inovação Pedagógica, na perspectiva, das metodologias ativas, visando a implementação dos processos pedagógicos de inovação, sustentados no tripé da Universidade: ensino, pesquisa e extensão, apontando mudanças paradigmáticas por meio de estudos prospectivos de inovação na educação.
Internacionalização
A internacionalização é um dos principais desafios das universidades neste início de século. Como se sabe, o processo da globalização tem provocado um impacto profundo em todas as regiões do mundo e em todos os aspectos da vida. Todas as nações precisam unir forças para superar as dificuldades que podem colocar em risco o nosso futuro: as mudanças climáticas, a exploração ilimitada dos recursos naturais, a destruição da diversidade biológica, as desigualdades sociais e as tensões étnicas e religiosas, para listar apenas algumas. As universidades, naturalmente, devem se colocar na ponta deste esforço comum da humanidade. Pela qualidade de sua pesquisa, ensino e extensão, a UFC já compete, nas mais diversas áreas, em nível internacional. A colaboração e o intercâmbio científicos representam a dimensão clássica da internacionalização: pesquisadores de diferentes países e instituições colaboram na elaboração e no desenvolvimento de projetos científicos, realizando missões e estágios e participando de eventos internacionais. A experiência internacional dos professores, técnicos, alunos e colaboradores da universidade fica em evidência nos indicadores globais da universidade, resultado das parcerias internacionais em projetos e publicações. Essa experiência, acumulada, sobretudo, ao longo das últimas décadas com a criação dos primeiros doutorados e atualmente avaliados com os conceitos de excelência internacional pela CAPES, trouxe forte inovação acadêmica e se difundiu da pós-graduação para outras áreas da universidade. Manter e consolidar esta condição, bastante propícia à internacionalização, requer a participação duradoura de pesquisadores experientes em grupos de pesquisa locais, multiplicando as possibilidades de intercâmbio, bem como de jovens pesquisadores que possam expandir e fortalecer novas áreas de pesquisa ao atualizar as formações em graduação, mestrado e doutorado, adequando-as a padrões internacionais. Objetivando esta excelência acadêmica, torna-se crucial facilitar a recepção de professores e estudantes estrangeiros em nossa universidade, bem como tornar mais produtiva e eficiente a realização de estágios no exterior por nossos docentes e alunos de graduação e pós-graduação. Nesta sessão temática, serão agrupados trabalhos de diferentes áreas do conhecimento, cujos resultados e experiências foram adquiridos a partir da colaboração humana e científica entre a Universidade Federal do Ceará e diversas instituições de ensino superior internacionais.
Políticas Públicas e Direitos Humanos
O eixo temático Políticas públicas e Direitos Humanos pretende colecionar trabalhos com os principais argumentos presentes na sociedade contemporânea acerca dos direitos humanos, assim como compreender o fundamento filosófico e jurídico da noção de pessoa e de dignidade humana. Analisar as políticas de defesa dos direitos humanos no Estado Democrático de Direito. Ao formular políticas públicas e tornar efetivos os direitos humanos e os direitos de cidadania na esfera estatal retira da invisibilidade essas questões. Pretende também abordar as perspectivas teóricas sobre o processo de formulação, implementação e controle de políticas públicas. Epistemologia das políticas públicas. Estado de Bem Estar, Cidadania e Desenvolvimento Econômico. Avaliação dos condicionantes e dos efeitos das Políticas Públicas. Estudos de caso de sucesso e de fracasso no desenvolvimento regional. Democracia, direitos humanos e políticas públicas. As políticas públicas no contexto dos modelos estatais. Direitos humanos no âmbito de diferentes políticas públicas.
Saúde e Bem-Estar
A saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é "um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de enfermidades ou doenças". Na compreensão biopsicossocial, a saúde é resultante das condições de alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, transporte, lazer e do acesso aos bens e serviços essenciais como tecnologias e consulta com profissionais. Ou seja, a saúde é o resultado direto das formas de organização social, de políticas públicas e desenvolvimento da nação, que podem oferecer ou não bem-estar. Neste sentido, é importante ter além de um sistema nacional de saúde que seja capaz de responder às principais demandas crônicas e agudas de saúde, como a atual epidemia de Covid-19, investir na promoção da saúde através do estabelecimento de políticas públicas, criação de ambientes saudáveis, o fortalecimento das ações comunitárias, a avaliação e a reorientação dos serviços de saúde para redução da desigualdade e das condições de vida precárias da população, impactando positivamente no seu nível de saúde. Logo, os trabalhos que serão apresentados nos Encontros Universitários de 2020 através de resumos de resultados de pesquisas, relatos de experiência e reflexões teóricas deverão estar relacionados ao enfrentamento dos desafios da atenção à saúde e promoção do bem-estar em nossa sociedade.
Sociedade e Economia Criativa
Este eixo tem como base a pressuposição de que toda ação artístico-cultural e produtiva traduz concepções de ética e estética, inalienáveis e imprescindíveis para os processos de formação e atuação profissional. Com isso, as propostas a serem submetidas neste eixo temático devem apresentar articulações com a pesquisa, formação, produção e difusão artístico-cultural, incluindo a dimensão socioeconômica. Aceita estudos sobre políticas públicas, programas e projetos de caráter social, no âmbito nacional, regional ou local, que visam, por exemplo, a inserção de segmentos populacionais excluídos do acesso aos bens e serviços da vida em sociedade, em decorrência de sua condição de pertencimento de classe social, idade, deficiência, gênero, etnia, orientação sexual ou religiosa, preconceito de origem geográfica, entre outros aspectos. Além desses temas, o eixo aceita a apresentação de pesquisas e ações realizadas nos espaços urbanos e/ou rurais que objetivam o desenvolvimento local ou regional, bem como o conhecimento sobre políticas setoriais, educação, saúde, assistência social, previdência, habitação, trabalho e emprego, dentre outras, com vistas à promoção da cidadania e justiça social. Portanto, estarão de acordo com o eixo temático trabalhos que envolvam pesquisas teóricas ou empíricas sobre os mais variados processos econômico-criativos na sociedade contemporânea.
Sustentabilidade, Energias Renováveis e Economia do mar
SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade ambiental, econômica e social, este título pretende fomentar entre os estudantes um debate sobre o conceito de sustentabilidade para desenvolver competências nas áreas de proteção ambiental e gestão com base na sustentabilidade, eficiência, e economia energética etc.
Trabalhos que abordem, pelo menos, um dos seguintes temas:
- Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU;
- Preservação de áreas verdes rurais e urbanas (ecologia urbana e ecologia industrial);
- Gestão, destinação, reuso e reciclagem de resíduos sólidos;
- Desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia;
- Projetos de gestão ambiental;
- Projetos que visem o consumo consciente de energia e água;
- Produção e consumo de alimentos orgânicos;
- Agrotóxicos;
- Economia ecológica;
- O risco climático (variabilidade e mudança climática);
- Simulações de sistemas de recursos hídricos que analisem a garantia e/ou vulnerabilidade dos sistemas;
- Conflitos pelo uso da água na perspectiva sociológica;
- Custos de fornecimento de água na perspectiva econômica;
- Avaliação da qualidade da água;
- Planejamento de sistemas de recursos hídricos no longo prazo;
- Estratégias de convívio com a seca;
- Condições e padrões de lançamento dos efluentes nos corpos hídricos: impactos sociais, econômicos e ecológicos na agua doce e marinha;
- Planejamento da zona costeira e marinha;
- Áreas de preservação permanente e unidades de conservação;
- Conservação da biodiversidade;
- Conservação da biodiversidade com foco na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção da fauna e da flora;
ENERGIAS RENOVÁVEIS
As energias renováveis aparecem como o novo paradigma de prosperidade para o futuro imediato, a presente proposta pretende trazer para discutir áreas como a gestão, planificação do setor energético, impactos socioeconômicos e do meio ambiente das novas energias, além de ampliar o conhecimento sobre as diversas tecnologias renováveis que estão sendo desenvolvidas.
Trabalhos que abordem, pelo menos, um dos seguintes temas:
- Energias renováveis;
- Energia eólica;
- Energia solar térmica;
- Energia solar fotovoltaica;
- Energia hidráulica;
- Energia oceânica;
- Energia nuclear;
- Energia de biocombustíveis;
- Biomassa e resíduos sólidos urbanos;
- Energia geotérmica;
- Gestão de energia;
- Eficiência das energias renováveis (exemplo: cogeração energia);
- Aspectos econômicos, legais e sociais das energias renováveis.
ECONOMIA DO MAR
O propósito deste tema é discutir o desenvolvimento da economia do mar de forma sustentável e harmônica, através de uma gestão integrada das atividades setoriais que impactam o espaço costeiro e oceânico.
Trabalhos que abordem, pelo menos, um dos seguintes temas:
- Economia do mar;
- Governança do mar (marco jurídico);
- Energia Oceânica;
- Recursos pesqueiros;
- Pesca comercial indústria ou artesanal;
- Pesca de subsistência;
- Pesca recreativa;
- Aquicultura;
- Atividades marítimas recreativas;
- Atividades marítimas de esportes;
- Construção naval;
- Portos;
- Recursos minerais do mar;
- Energia eólica marinha;
- Energia Oceânica (mares, ondas, conversão de energia térmica oceânica, etc);
- Dessalinização da agua do mar;
- Biotecnologia marinha;
- Desastres ecológicos: derrame de óleo no mar;
- Conservação da biodiversidade marinha;
- Mudanças climáticas;
- Mudanças climáticas;
- A mulher no setor da economia do mar.
Tecnologia da Informação, Comunicação e Linguagens
Este eixo engloba pesquisas e estudos relacionados à comunicação como atividade inerente às relações entre entidades e seres cognitivos, com vistas à transmissão e à compreensão, ao consumo e ao armazenamento de mensagens nos contextos das sociedades produtivas, do lazer, dos negócios, das governanças e outros, mediante a utilização de linguagens compreendidas como um sistema de sinais, representadas nas formas sonoras, fotônicas, elétricas, eletrônicas, quânticas e gestuais, com finalidades próprias. São exemplos de estratégias (critérios, estruturas e procedimentos) comunicacionais: veículos de comunicação social (imprensa, telefone, fotografia, cinema, equipamentos culturais, rádio, teatro, televisão, internet) e sistemas de comunicação técnico-científicos. Os Sistemas Tecnológicos da Informação e da Comunicação, ou simplesmente TIC, representam o conjunto de atividades e soluções integrando hardwares e softwares para fins de relacionarem bancos de dados, redes de computadores e de telecomunicações, com o objetivo de favorecerem ao acesso, à análise, ao gerenciamento e ao compartilhamento de informações, tais como: textos, voz, fala, vídeos e demais conteúdos. Vive-se a Era da Informação, na qual a contribuição das novas tecnologias em TIC é inegável para o desenvolvimento da sociedade em geral. Como em todas as inovações, há a preocupação permanente em acompanhar os impactos benéficos ou não da introdução dos produtos das TIC no seio da sociedade em geral, no interesse de verificar criticamente as possíveis mudanças de seus hábitos e costumes. Finalmente, esta temática procura integrar em discussão todas vertentes dos conhecimentos e saberes científicas, tecnológicas, culturais, artísticas, educacionais, sociais, governamentais associados às TIC, as quais fluem aos encontros universitários 2020, com o objetivo de favorecer aos avanços do estado da arte e do estado da técnica no interesse do equilíbrio dinâmico entre os elementos e sistemas dos diversos ambientes aos quais estamos submetidos.