Tipos de Apresentação
Pôster
O pôster é um instrumento visual que visa levar informações pertinentes a uma ação prática ou de pesquisa, de forma clara e objetiva. Deve, por meio de seu arranjo gráfico, ser auto-explicativo, dispensando a presença do autor, de forma a chamar a atenção do público espectador. Seu trabalho foi aceito para apresentação em forma de pôster? Se você ainda não tem experiência com esta forma de apresentação, encontrará nesta seção algumas dicas que serão úteis.
As apresentações da modalidade PÔSTER serão realizadas por meio eletrônico, na forma de fórum, em dias e horários específicos, na plataforma desenvolvida pela STI/UFC em http://eu2022.ufc.br. No modalidade PÔSTER devem constar o brasão da UFC, o título do trabalho, o nome do(a) autor(a) principal, os nomes dos(as) demais autores(as), nome do(a) orientador(a) e o título do trabalho, assim como ilustrações e textos relacionados. Os arquivos aceitos para a seção de pôsteres deverão estar em formato PDF (acessível) e ter tamanho máximo de 5 MB.
- A responsabilidade de colocação dos trabalhos dos pôsteres é dos autores.
- Faz-se necessária a resposta do primeiro autor aos comentários feitos pelo avaliador no fórum durante o dia e horário específico designado para a sua apresentação nos EU 2022.
- Pôsteres sem respostas dos autores não terão suas avaliações consolidadas.
- Os pôsteres estarão expostos à avaliação até o final do dia e horário designados para cada resumo.
- Solicita-se aos autores NÃO deixarem de responder aos respectivos comentários.
Oral
É uma categoria recomendada aos autores que queiram comunicar o resultado de seu trabalho e/ou seu desenvolvimento, trazendo discussões pertinentes para otimização de seu trabalho. A apresentação oral está aberta ao público, e o apresentador tem 10 minutos para apresentação de seu trabalho com tolerância de mais 5 minutos. Os avaliadores da sessão terão até 5 minutos para perguntas. Seu trabalho foi aceito para apresentação oral? Se você ainda não tem experiência com esta forma de apresentação, encontrará nesta seção algumas dicas que serão úteis.
NO DIA DA SESSÃO:
1 - O apresentador deve chegar com antecedência mínima de 15 minutos do início da sessão para acessar a sala virtual, estar com o material para compartilhar a tela e permanecer até o fim da sessão;
2 - Deve-se esperar os monitores da sala comprovarem a presença do apresentador (aluno) e de seu orientador.
3 - O tempo para apresentação será de 10 minutos com tolerância de 5 minutos. Passado este período, o coordenador da sessão poderá interromper o apresentador.
4 - Recomenda-se que utilize aproximadamente 1 slide por minuto, assim a apresentação deverá conter aproximadamente 10-15 slides, distribuídos da seguinte forma:
a) Introdução:
- O que o fez pensar no assunto.
b) Objetivos:
- Para que foi feita o trabalho.
c) Metodologia:
- Como foi feita o estudo/pesquisa/ação.
d) Resultados/Discussão:
- O que foi evidenciado.
e) Conclusões:
- O que foi aprendido;
- A conclusão deve estar relacionada com os objetivos;
- Concluir apenas o que se apresentou.
f) Tópicos Opcionais:
- Significância do estudo;
- Perspectivas.
5 - Antes de iniciar apresentação, propriamente dita, saúde o publico e se apresente. Fale em tom adequado e pausadamente.
6 - Há três pré-requisitos básicos quando da preparação de slides. Eles devem ser “limpos”, simples e devem, necessariamente, estar em sintonia com a “estória” que você se propôs a contar.
7 - Assim como a apresentação em si, cada slide deve ter um único foco.
8 - Evite mostrar tabelas. Elas são excelentes para documentar seus dados, mas não para apresentações. Procure uma forma mais simples de mostrar os efeitos dos vários valores ou atributos da sua tabela. Um gráfico de barras pode ser uma saída.
9 - Nos gráficos faça uso da simplicidade e da clareza e não exagere no tamanho do gráfico, nem para menos nem para mais. Evite escalas complexas ou termos que demandem “tradução” por parte da plateia.
10 - O tamanho das letras dos slides não deve ser muito grande e tampouco muito pequeno. Uma boa regra empírica é considerar como adequado aquele tamanho de letra que permite uma visualização do slide em seu tamanho natural a cerca de três metros de distância da tela do computador.
11 - Mantenha uniformidade na elaboração dos seus slides. Isto ajuda a acentuar e a destacar o fluxo e a coerência da apresentação. E lembre-se: tudo que não colaborar para que sua estória seja comunicada deve ser excluído da apresentação.
12 - Sempre que possível elabore cada slide contendo um título e uma mensagem-resumo sobre sua interpretação.
13 - Eventuais créditos a outros autores podem ser incluídos em slides para que o devido reconhecimento do trabalho de outros pesquisadores seja realizado no momento em que a contribuição e trazida à tona.
14 - A referência aos autores deve ser em letra menor que a do texto, entretanto legível. A localização da referência é o canto inferior direito do slide apresentado a plateia. Esta referência deve conter o sobrenome do primeiro autor acrescido das iniciais do nome seguido do veículo de publicação, volume, número, página e ano.
15 - Listas de colaboradores ao final da apresentação fazem com que esse reconhecimento fique à deriva, e descontextualizada da correspondente contribuição.
16 - Ao final da apresentação é aconselhável incluir um slide com uma sentença conclusiva, enfatizando a mensagem que se pretende gravar na memória dos ouvintes.
17 - Uma lista de conclusões inevitavelmente não será assimilada pela plateia e fará se desviar do propósito principal de seu trabalho.
18 - Apresentações com vídeo são bastante eficazes, mas devem ser usadas com cautela. Sequências de vídeo não devem ser mais longas que 1 minuto. De outra forma o recurso passa a ocupar seu lugar enquanto apresentador e a divergir a atenção da plateia. Nesse tipo de apresentação evite o “vai e volta” da fita de vídeo ou do clipe em mídia digital.
19 - Recursos de áudio não são comuns em apresentações científicas.
20 - Lembre-se também que não há forma mais eficiente de ensino que aquela que procura seduzir a plateia no processo de aquisição do conhecimento.