Mulheres e Novelos: por mais saúde e menos dor

Dia 09/11, quinta-feira, às 9h na sala 21 (HL101) (ICA/UFC), durante os Encontros Universitários, vamos promover uma Roda de Conversa sobre Dor Menstrual contando com a presença:

- Dra. Kathiane Lustosa (Coordenadora do setor de Endometriose e Laparoscopia da MEAC/UFC)
- Dr. Leonardo Bezerra (Prof. Adjunto de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Ceará. Supervisor da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand da UFC)
- Profa. Rayanne Moreira (docente - Fisioterapia FAMED/UFC)
- Dra. Débora Britto (Coordenadora do Serviço de Sexologia da MEAC/EBSERH)
- Prof. Dr. Eugênio Pacelli (Ultrassonografia Ginecológica. Docente da Universidade Federal do Ceará - FAMED/UFC)

- Profa. Dra. Aline Brilhante (ginecologista e docente UNIFOR)
- Liga de Estudos em Ginecologia e Obstetrícia (LEGO)
- Coordenação do projeto de extensão Mulheres e Novelos: Profa. Dra. Tatiana Zylberberg (docente do IEFES/UFC)

O projeto – Mulheres e novelos: por mais saúde e menos dor – cadastrado e aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC e na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis visa fomentar processos de cartaz mulheres novelosatenção, promoção, defesa da saúde integral das mulheres, principalmente, das pacientes de endometriose. O projeto Mulheres e Novelos, fundado em 2013, pela Profa. Dra. Tatiana Zylberberg docente do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) já produziu livro e criou página no Facebook; em 2015 lançou o canal no Youtube publicando vídeos de forma a favorecer que mais mulheres tenham saúde e menos sofrimento. Em 2017, este projeto foi ampliado para colaborar no atendimento das pacientes acompanhadas pelo ambulatório de endometriose da MEAC, numa parceria com os médicos e docentes da FAMED, Dr Leonardo Bezerra e Dra Kathiane Lustosa.

A escuta das pacientes da MEAC trouxe à tona a urgência de oferecermos ações que favoreçam a antecipação dos diagnósticos. Iniciamos então um cadastramento das estudantes da UFC que sentem cólicas menstruais fortes e nos deparamos com inúmeras jovens já marcadas pela peregrinação médica sem respostas, medo da infertilidade e a crença de que dor é normal.

Neste encontro do Projeto Mulheres e Novelos nos EU2017 buscaremos, no diálogo com as estudantes da UFC, "desentrelaçar" alguns temas, como: fluxo de sangue irregular; importância do diagnóstico precoce; como ainda, falaremos sobre dor na relação sexual e dos desejos e sonhos da maternidade.