Oficinas

 

Estão abertas as inscrições para as oficinas que se realizarão na IV Mostra ICA e no Encontro de Cultura Artística dos Encontros Universitários de 2017, entre os dias 8 e 10 de novembro.

As oficinas tem número de vagas limitados e acontecerão no prédio do ICA, no Campus do Pici. A seleção se dará por ordem de inscrição, com lista de espera para o caso de não comparecimento dos selecionados.
 

Formulário de Inscrição:

https://goo.gl/forms/QUF8PeU9A1WnrwTp2
 

Confira a programação completa das oficinas: 

08/11 (quarta-feira) 

  • 9:00 - Os jogos teatrais no processo de ensino/aprendizagem na escola: a arte de aprender brincando / 30 vagas (Laboratório de Corpo I - HL 201)

Aplicação dos jogos dramáticos, de regras e de improvisação na busca na expressividade corporal. Dinâmicas corporais no estímulo da ação física, através dos jogos teatrais e vivência desse processo como interferência no espaço e tempo da ação que a cena propõe. Na perspectiva de um “novo olhar” em relação ao teatro em sala de aula. Experienciar o brincar e perceber que esse ato também leva ao aprendizado.

 

  • 9:00 - Com tato - Exercícios de sentir junto / 20 vagas (Sala Canto Coral - HL101)

Oficina de contato e improvisação em dança.

 

  • 9:00 - Uso do Body Painting na promoção do conhecimento em anatomia (Laboratório de Modelagem - DS 224)

A utilização da pintura corporal (body painting) tem se popularizado como uma metodologia alternativa de aprendizagem e ensino de anatomia humana. Essas pinturas anatômicas são dinâmicas, quando comparadas aos atlas, peças cadavéricas e tecnologias 3D, e permitem uma fiel simulação de movimentos. O conhecimento da anatomia de superfície e da palpatória é importante para a utilização eficiente da técnica. O MUSANART tem como um dos objetivos a criação de recursos visuais para facilitar o processo de aprendizagem em anatomia. Para isso, são realizadas oficinas de body painting para alunos dos cursos da área da saúde, bem como apresentação dessa técnica nos eventos de visitação ao Anfiteatro de anatomia. Durante as oficinas, o atlas é utilizado para auxiliar na localização de pontos de referência óssea, origens e inserções musculares. Em seguida é feita a delimitação da musculatura, com ajuda da técnica de palpação. Os músculos são coloridos de acordo com sua profundidade, volume e sentido das fibras. São utilizadas técnicas de profundidade, sobreposição, volume, luz e sombra para enfatizar a diferença entre as estruturas superficiais e profundas, além de conferir volume às estruturas. Os materiais necessários para realização dessa técnica são os lápis de pintura facial cara pintada ecolápis (“cara pintada”) ou tinta para pintura facial. Desse modo, o body painting acrescenta dinamismo ao modelo estático de estudo do corpo humano.

 

  • 9:00 - Oficina de Motion Graphics e Kinect Typography / 20 vagas (Laboratório de Informática I - IL 101)

O Motion Graphics (Grafismos em Movimento) é uma vertente do design gráfico que mescla princípios de design e de cinema para a movimentação de formas geométricas, de ícones, de textos e de ilustrações em busca de expressar uma ideia. Estes grafismos são utilizados desde o início do cinema, ganhando mais espaço em diferentes plataformas nos anos 1940 e 1950 com artistas experimentais e designers gráficos. Utilizado amplamente em diversos tipos de projetos audiovisuais como aberturas de filmes, vinhetas de emissora de televisão, comerciais, vídeos para web e videoclipes. O termo Kinect Typography (Tipografia Cinética) especifica a utilização de textos no Motion Graphics. A oficina tem como objetivo principal estimular o interesse de estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UFC e áreas relacionadas ao Motion Graphics, simultaneamente, contribuindo para o aumento de qualidade dos grafismos produzidos por estes estudantes. A oficina, como projetada, se mostra útil não apenas a estudantes com alguma experiência na área de montagem audiovisual, como também a leigos e interessados.

 

  • 9:00 - Teoria da cor através da aquarela / 20 vagas (Laboratório de Desenho - HL 203)

A ação visa a ampliar os conhecimentos do público do projeto Bolsa Arte Moda, na teoria da cor através da técnica de aquarela, introduzindo os participantes aos estudos de teóricos da cor como Pedrosa (2014), Barros (2007) e Albers (2009), focando na teoria da cor-pigmento, iniciando de maneira expositiva acerca das bases teóricas e depois de maneira prática e experimental com a pintura em aquarela. A escolha da temática deu-se após um grande interesse do nosso público em aquarela e da dificuldade com as cores no uso desse material em oficinas já realizadas neste ano. Também tem como propósito, divulgar durante os Encontros Universitários 2017 um pouco do que o projeto realiza para a comunidade no decorrer do ano, complementando as outras ações que o projeto Bolsa Arte Moda vai realizar durante o evento. Espera-se que a oficina seja uma rica oportunidade de aproximar a comunidade acadêmica da vivência artística, independente do grau de familiaridade prévia que o participante possua, sensibilizando o público para a importância do fazer artístico no quotidiano.

 

  • 14:00 - Suicídio: tabus, mitos, verdades, prevenção e defesa da vida / 30 vagas (Sala de Audiovisual - CS219)

O suicídio é um problema do nosso quotidiano. Esta oficina tem como objetivo propiciar aos participantes uma desconstrução dos tabus e mitos sobre o suicídio. Tem como método a roda de conversa fundamentada em um levantamento bibliográfico de cartilhas de prevenção ao suicídio, livros e artigos científicos que tratam deste tema discutindo o assunto através dos recursos: música, vídeos, roda de conversa, dinâmica de grupo para possibilitar a reflexão, o conhecimento e a construção do saber.

 

  • 14:00 - Sonoridades Múltiplas - Música Circular / vagas ilimitadas (Piso superior - acima da Cantina do ICA)

Uma grande roda envolvendo alunos e professores de vários cursos, isto é encontros abertos de Música Circular, sem necessidade de experiência anterior alguma, envolvendo práticas integradas de voz, percussão corporal, movimento e relação. Estes encontros já foram promovidos algumas vezes no ICA pelo grupo Sonoridades Múltiplas ao longo de 2016 e 2017.

 

  • 14:30 - Sonoridades Múltiplas - Improvisação Livre / 50 vagas (Sala Canto Coral - HL101)

Roda de improvisação livre envolvendo alunos do ICA e participantes, com estímulos para improvisação com instrumentos, objetos sonoros, imagens, movimentos. O grupo Sonoridades Múltiplas realiza uma pesquisa voltada para improvisação desde 2012 no Instituto de Cultura e Arte da UFC.

 

  • 16:00 - Práticas Percussivas / 20 vagas (Sala Canto Coral - HL101)

Práticas Percussivas é uma atividade que combina jogos musicais com exercícios de construção sonora. Tendo como referência as culturas populares e seus saberes, media essas experiências e compartilha delas para fazer um cortejo percussivo.

 

_____ 

 

09/11 (quinta-feira) 

  • 9:30 - A luz na fotografia / 12 vagas (Sala de Audiovisual - CS 219)

Desde as primeiras experiências para a captação da imagem fotográfica, a luz representava a sua matéria-prima, e ao longo da produção dos fotógrafos, torna-se fundamento para a sua composição visual, ocupando a função além de tornar visível as cenas por ela iluminadas, ser o elemento estético regido para tornar visível o que desejassem expressar da realidade, configurando o que é visto e como deve ser visto, definindo a concepção estética de suas imagens.

 

  • 14:00 - Design Gráfico com softwares livres / 20 vagas (Laboratório Multimídia I - IL 102)

A oficina em questão tem a finalidade de disseminar os inúmeros benefícios dos softwares livres para toda a comunidade (tanto profissionais, quanto amadores), desmistificar pensamentos comuns a cerca da dificuldade de manuseio, instalação e compatibilidade.

 

  • 9:00 - Acrobacias de solo / 25 vagas (Laboratório de Corpo III - HL 204)

Oficina que busca proporcionar a vivência das acrobacias de solo presentes em diversas linguagens corporais (circo, ginástica rítmica) e que podem dialogar com a composição coreográfica na contemporaneidade, com intuito de aproximar os estados fronteiriços dessas possibilidades. A partir da experiência dos códigos das acrobacias básicas de solo o intérprete-criador abre seu potencial criativo para novas perspectivas.

 

  • 10:00 - Conversa Dançada - Grupo de Pesquisa ONDAS / 25 vagas (Laboratório de Corpo I - HL 201)

Uma conversa do grupo de pesquisa ONDAS - Organismos Vivos em Danças Somáticas, - com os presentes nesta roda de conversa dançada. A intenção é criar um espaço de compartilhamento da pesquisa feita no grupo para a comunidade acadêmica e não acadêmica.

 

_____ 

 

10/11 (sexta-feira) 

  • 15:30 - Teatro de grupo e Universidade: experiências e balizes para a criação colaborativa - Farpa Teatro / 30 vagas (Sala de Audiovisual - CS 219)

Interessado em compartilhar as experiências geradas dentro do grupo em seus quase três anos de pesquisa, o Farpa Teatro, formado por alunos do Curso de Teatro-ICA/UFC, propõe duas ações interligadas: apresentação cênica de seu último trabalho e reflexão crítica e teórica sobre a cena teatral contemporânea. Nessa segunda ação, o grupo pretende compartilhar e debater as formas de criação investigadas durante os três anos de pesquisa e as soluções encontradas para continuarem como grupo.

 

  • 14:00 - Relação entre o som e o tom / 25 vagas (Sala de Audiovisual - CS 219)

O som é um fenômeno sonoro, que chega ao pensamento como vibração das formas a priore do que é intuído. A acústica física estuda a parte material do fenômeno sonoro, daí se utilizar de experiências como cone de papel, para explorar o espaço com construções sonoras salvando em si o que, em parte, de maneira diferente e coexistente se tem salvo em outros, que é a construção do próprio fenômeno sonoro, da manipulação desse som no espaço físico e da percepção do mesmo para reflexão de mundo.