Plenárias

Pandemia e a saúde coletiva

Dia 20 (Quarta), das 10h às 12h

marcia ec523

A professora Márcia de Castro fará sua participação na abertura dos Encontros (20/05), das 10h às 12h, com o tema “Pandemia e saúde coletiva”. Ela é doutora em demografia e professora associada da Harvard T.H. Chan School of Public Health, na qual é membro docente do comitê consultivo do Programa de Estudos Brasileiros, membro do Programa de Estudos Brasileiros no Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos e membro do comitê de direção do Centro de Análises Geográficas. Márcia de Castro é ainda membro fundador do Conselho Consultivo Científico do Centro Wittgenstein para Demografia e Capital Humano Global. A mediação será feita pela professora Márcia Machado do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Participe da transmissão ao vivo. http://bit.ly/eu2019livequarta (Link para novo site)

Os efeitos da pandemia de COVID-19 sobre a economia dos Estados e Municípios

Dia 21 (Quinta), das 15h às 17h

Na quinta-feira, será a vez dos Encontros Universitários 2019 receberem o economista Marcos Lisboa, que trará à UFC o tema "Desafios da pandemia e a economia". Ele é o atual presidente do Insper, instituição de ensino superior e de pesquisa sem fins lucrativos, e colunista do jornal Folha de São Paulo. De 2003 a 2005, foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Exerceu ainda, de 2006 a 2009, a função de diretor-executivo e vice-presidente do Itaú Unibanco. Em 2010, Marcos Lisboa recebeu o prêmio de economista do ano da Ordem dos Economistas do Brasil. A mediação será feita pelos Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Jorge Lira, e também pelo professor Paulo Matos, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Participe da transmissão ao vivo. http://bit.ly/eu2019livequinta (Link para novo site)

marcos 27727

Desafios da Universidade e da Educação Pós-Pandemia

Dia 22 (Sexta), das 10h às 12h

andre 47d4f

No último dia de evento, o professor André Lemos falará sobre “Desafios da Universidade e da Educação Pós-Pandemia". Ele é professor da Faculdade de Comunicação da UFBA e pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele é membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER) e diretor do Lab404 - Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço. André Lemos é também membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). A mediação será feita pelo Prof. Maurício Benevides, diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Participe da transmissão ao vivo. http://bit.ly/eu2019livesexta (Link para novo site)