Encontros Universitários 2023

"Incluir para educar, educar para incluir." Nesta edição de 2023, os Encontros Universitários (EU) têm como tema central a inclusão, a partir de uma abordagem ampla que visa difundir a cultura do acolhimento e valorizar a diversidade que se faz presente em uma instituição do porte da UFC.

Incluir, na perspectiva adotada pelos EU 2023, significa aproximar indivíduos e dissolver as fronteiras que, por vezes, acabam segregando pessoas, cursos e áreas do conhecimento distintos. Simboliza, portanto, um convite a conhecer outros mundos, a agregar novos saberes, a compreender experiências que transcendem a perspectiva individual.

O tema reflete, ainda, a preocupação da UFC quanto ao desenvolvimento educacional de todas e todos. Nesse sentido, o evento assume um olhar atento à inclusão de pessoas com deficiência, à diversidade étnico-racial e à diversidade sexual e de gênero, jogando luz sobre a pluralidade e defendendo o valor das diferenças para o enriquecimento da vida acadêmica e para o progresso da sociedade.

A identidade visual desenvolvida para os EU 2023 reforça essa proposta. Utilizando cores diversas e intensas, o design apresentado busca simbolizar a inclusão de todos os indivíduos, independentemente de suas origens e características. O conjunto de cores simboliza a riqueza da diversidade e reforça o compromisso da UFC com a busca pela equidade de oportunidades.

As ilustrações do projeto gráfico são igualmente representativas, apresentando formas que lembram portas e janelas com pessoas diversas entrando e saindo por elas. Tais elementos simbolizam as múltiplas oportunidades que a educação proporciona, abrindo caminhos para o crescimento pessoal e profissional.

Por fim, destaca-se que a decisão por retomar o formato presencial dos Encontros, após quatro anos de edições remotas, justifica-se também pelo lema da inclusão. As experiências da pandemia de covid-19 e o necessário distanciamento social impediram que, por anos seguidos, o principal evento da UFC, responsável por congregar a comunidade universitária, pudesse cumprir plenamente a sua função. Desse modo, a realização presencial dos EU 2023 torna-se vital para que, desta vez, todos possam se sentir genuinamente incluídos e pertencentes a uma mesma Universidade.