Tipos de Apresentações

Pitch (apresentação rápida)

 Uma das inovações para os Encontros Universitários 2023 é a introdução do formato de pitch (apresentação rápida) como uma das modalidades de apresentação de trabalho.
Esse novo formato visa promover a divulgação dos trabalhos por meio da capacidade de síntese e da comunicação eficiente dos(as) apresentadores(as), de modo que suas ideias sejam transmitidas de forma clara e objetiva para o público presente.
Nesse modelo, os participantes deverão fazer apresentações orais com duração de 3 a 5 minutos, contendo um breve relato do problema investigado, metodologia, resultados e as principais conclusões/impactos, em uma linguagem simples e acessível.
Para viabilizar as apresentações, no período de 23 a 27 de outubro, cada apresentador(a) deverá enviar, obrigatoriamente, um arquivo contendo apenas um slide, através do site https://eu2023.ufc.br/autor utilizando as credenciais de acesso do SI3/SIGAA.
Nas datas e horários divulgados para as apresentações (a serem divulgados em breve, no site dos Encontros Universitários 2023), o(a) autor(a) principal deverá se dirigir à sala e aguardar a sua chamada pelo mediador da sessão.
Em função do curto tempo de apresentação, não será permitido o uso de computador pessoal pelos apresentadores.

Rodas de Conversa

A modalidade roda de conversa visa à discussão coletiva de resultados de pesquisas, vivências e argumentos por meio da escuta e partilha de saberes. O(a) apresentador(a) fará a exposição oral de seu trabalho ao grupo, o qual será organizado em forma circular, sem a utilização de recursos multimídias. Cada trabalho terá um tempo máximo de 10 minutos para a apresentação, seguido de 5 minutos para discussões.

Pôster

 O pôster é um instrumento visual que visa levar informações pertinentes sobre uma ação prática ou de pesquisa de forma clara e objetiva. Deve, por meio de seu arranjo gráfico, ser autoexplicativo, a fim de torná-lo mais interessante ao público espectador que interage com o trabalho.

 Seu trabalho foi aceito para apresentação em forma de pôster? Nesta seção, você encontrará algumas dicas de como prepará-lo:

  • Colocação e retiradas dos pôsteres

  • 1 - Todos os pôsteres dos períodos da manhã e da tarde deverão estar afixados, no máximo, até o início do horário marcado para cada apresentação do dia.
  • 2 - A responsabilidade de colocação e retirada dos pôsteres é dos autores.
  • 3 - Espera-se que o primeiro autor esteja presente junto ao seu trabalho nos horários em que estejam inscritos. Pela manhã, das 8h às 9h50min ou das 10h às 11h50min; pela tarde, das 14h às 15h50min ou das 16h às 17h50min; e no período da noite, das 18hàs 20h, períodos em que ocorrerão as avaliações pela comissão julgadora.
  • 4 - Pôsteres sem responsáveis durante o período de avaliação serão considerados não apresentados pela comissão julgadora.
  • 5 - Os pôsteres deverão permanecer expostos à visitação até o final do horário em que os autores estiverem inscritos.
  • 6 - Solicita-se aos autores NÃO retirarem seus pôsteres antes do final do período das 9h50min e 11h50min, pela manhã; das 15h50min e 17h50min, à tarde; e das 20h à noite.
  • 7 - Solicita-se aos autores que retirem seus pôsteres apresentados dez minutos antes do próximo horário de apresentação. Após esse horário, os pôsteres serão descartados pelos organizadores.

 

  • Sobre a preparação e apresentação dos pôsteres:

  • 1 - O espaço disponível é de 90cm (largura) x 120cm (altura). O pôster pode ser feito a partir de folhas separadas ou ser impresso em gráficas especiais em uma única folha.
  • 2 - Use cores suaves para o fundo; cores intensas tornam a leitura cansativa. Faça textos curtos e objetivos, use letras grandes (no mínimo, fonte 20)
  • 3 - Para mostrar resultados, prefira ilustrações (gráficos) em vez de tabelas, mas não sobrecarregue esses gráficos.
  • 4 - Organize figuras e textos em seções dispostas verticalmente. Seções dispostas horizontalmente confundem o leitor e dificultam a leitura. Numere as seções para melhor orientar a leitura.
  • 5 - Use e abuse de recursos gráficos, como setas ligando partes do pôster, fundos de cores diferentes, separando partes relacionadas entre si, textos com letras de tamanhos diferentes indicando a importância de cada parte etc.
  • 6 - Produzir e expor o pôster é apenas uma parte do trabalho; a sua presença e sua atitude durante a sessão são também fundamentais para o sucesso da apresentação. Não fume, fale claramente e em tom médio.
  • 7 - O pôster é, principalmente, uma oportunidade para discutir seu trabalho com os outros pesquisadores presentes, e não apenas uma apresentação a uma plateia passiva.
  • 8 - É gentil levar cartões de visita, cópias do artigo (ou cópias reduzidas do pôster) para distribuir a quem se interessar, visando a manutenção de integração científica com os pesquisadores.

Apresentação Oral

Nessa modalidade, o autor tem 10 minutos para apresentar seu trabalho, com tolerância de mais 5 minutos. Os avaliadores da sessão terão até 5 minutos para perguntas. Seu trabalho foi aceito para apresentação oral? Nesta seção, você encontrará algumas dicas sobre essa modalidade:

1 - O apresentador deve chegar com antecedência mínima de 15 minutos do início da sessão;

2 - O tempo para apresentação será de 10 minutos com tolerância de 5 minutos. Passado este período, o coordenador da sessão poderá interromper o apresentador.

3 - Recomenda-se que se utilize aproximadamente 1 slide por minuto. Desse modo, a apresentação deverá conter aproximadamente 10-15 slides, distribuídos da seguinte forma:

a) Introdução:

b) Objetivos:

c) Metodologia:

d) Resultados/Discussão:

e) Conclusões:

f) Tópicos Opcionais:

4 - Antes de iniciar apresentação, faça uma saudação ao publico e se apresente. Fale pausadamente, em tom adequado.

5 - Há três pré-requisitos básicos para a preparação de slides. Eles devem ser objetivos e simples, estando em sintonia como que se pretende narrar acerca do trabalho.

6 - Evite mostrar tabelas. Elas são excelentes para documentar seus dados, mas não para apresentações. Procure uma forma mais simples de mostrar os efeitos dos valores ou atributos da sua tabela. Um gráfico de barras pode ser uma saída.

7 - Não exagere no tamanho dos gráficos. Evite escalas complexas ou termos que demandem “tradução” por parte da plateia.

8 - As letras dos slides não devem ser nem muito grandes, nem muito pequenas. É considerado adequado o tamanho de letra que permite uma visualização do slide em seu tamanho natural a cerca de três metros de distância da tela do computador.

9 - Sempre que possível, elabore cada slide contendo um título e uma mensagem-resumo sobre sua interpretação.

10 - Eventuais créditos a outros autores podem ser incluídos em slides para que o devido reconhecimento do trabalho de outros pesquisadores seja realizado no momento em que a contribuição é trazida à tona. Listas de colaboradores ao final da apresentação fazem com que esse reconhecimento fique à deriva, e descontextualizado da correspondente contribuição.

11 - Ao final da apresentação é aconselhável incluir um slide com uma sentença conclusiva, enfatizando a mensagem que se pretende gravar na memória dos ouvintes.

12 - Apresentações com vídeo são bastante eficazes, mas devem ser usadas com cautela. Sequências de vídeo não devem ser mais longas que 1 minuto. De outra forma, o recurso passa a ocupar seu lugar enquanto apresentador e a dividir a atenção da plateia.

13 - Recursos de áudio não são comuns em apresentações científicas.

14 - Lembre-se também que não há forma mais eficiente de ensino que aquela que procura seduzir a plateia no processo de aquisição do conhecimento.